Aula sobre Seno E Cosseno Na Circunferencia Trigonometrica

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie a aula contextualizando os alunos que o tema "Seno e cosseno na circunferência trigonométrica" é fundamental para a compreensão da Matemática e sua aplicação em diversas áreas, como a Física, a Engenharia e a Arquitetura. É importante que os estudantes compreendam a relação entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, e como isso pode ser utilizado para resolver problemas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize-o para os alunos, explicando a importância do assunto e como ele pode ser aplicado no cotidiano. Faça uma revisão dos conceitos básicos de trigonometria.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Compartilhe com eles o estudo de caso que você preparou sobre o tema "seno e cosseno na circunferência trigonométrica”. Aproveite este momento inicial para mostrar os recursos e materiais disponíveis para que eles possam criar seus infográficos: cartolinas, canetinhas, réguas, tesouras e outros. Explique também para que serve e como deverá ser construído o infográfico a ser entregue ao final da atividade por cada grupo.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Os grupos irão definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado ao uso de seno e cosseno na circunferência trigonométrica. O caso deve ser apresentado em um texto curto e claro, com exemplos práticos que ilustrem a temática. É importante que o estudo de caso contenha perguntas que possam ajudar os alunos a entenderam a problemática. Aproveite para apresentar um estudo de caso que, além de envolver a Matemática, também envolva outros temas e disciplinas, como física, química, geografia e outros. Por fim, oriente os estudantes a lerem o caso e a discutirem com seus grupos sobre as informações relevantes.

  4. Etapa 4 - Criação do infográfico

    Apoie cada grupo na criação de seus respectivos infográficos, destacando os resultados e pontos-chave do estudo de caso. Peça para usarem os recursos e materiais disponíveis de maneira criativa e planejada.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos infográficos

    Os grupos devem apresentar seus infográficos para a turma. Incentive a participação de todos os alunos, tire as dúvidas deles e faça perguntas que estimulem o pensamento crítico e o raciocínio lógico de todos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Promova discussões coletivas sobre função apresentada nos estudos de caso e sobre os resultados e pontos-chave destacados no infográfico.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos para esta atividade, tais como participação, entendimento do tema, criatividade e entrega do infográfico. Incentive também os alunos a avaliarem seus próprios desempenhos e a compartilharem suas opiniões sobre a atividade.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem estudando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas por meio da metodologia ativa Estudo de Caso.
  • Compreender a relação entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
  • Utilizar softwares de geometria dinâmica para fazer simulações e testes.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de dados.
  • Criar soluções para problemas reais relacionados ao uso de seno e cosseno na circunferência trigonométrica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na realização do estudo de caso.
  • Qualidade dos dados coletados e análise realizada pelos grupos.
  • Criatividade e clareza na apresentação das soluções encontradas.
  • Qualidade do infográfico criado pelos grupos.
  • Compreensão dos conceitos básicos de trigonometria e sua aplicação na resolução de problemas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos.
  • Orientar os grupos na escolha do tema e na realização do estudo de caso.
  • Auxiliar os grupos na análise dos dados coletados e na criação das soluções.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante toda a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da realização do estudo de caso.
  • Coletar dados por meio de pesquisas e entrevistas.
  • Analisar os dados coletados e identificar as causas do problema.
  • Criar soluções para o problema identificado e apresentá-las de forma clara e criativa.
  • Criar um infográfico para disseminar a informação na comunidade.