Aula sobre Seno E Cosseno Na Circunferencia Trigonometrica
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Inicie a aula citando sobre o tema "Seno e cosseno na circunferência trigonométrica". Fale aos alunos como ele é muito importante para a Matemática e pode ser encontrado em diversas áreas do conhecimento, como na Física, na Engenharia e na Arquitetura. É possível aplicar esses conceitos em situações cotidianas, como no cálculo de distâncias entre pontos em um mapa ou na determinação de alturas de prédios. Nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando o que é a circunferência trigonométrica e como ela é utilizada na Matemática. Em seguida, apresente os objetivos da aula e a metodologia que será utilizada.Etapa 2 - Estação 1 - Seno e cosseno
Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos e cada grupo irá para uma estação. Na primeira estação, os alunos irão aprender sobre seno e cosseno na circunferência trigonométrica. Mostre exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a determinação de seno e cosseno de um ângulo e a relação entre eles.Etapa 3 - Estação 2 - Ângulos centrais
Na segunda estação, os alunos irão aprender sobre ângulos centrais na circunferência trigonométrica. Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a relação entre o ângulo central e o arco correspondente e a determinação do ângulo central a partir do arco.Etapa 4 - Estação 3 - Ângulos inscritos
Na terceira estação, os alunos irão aprender sobre ângulos inscritos na circunferência trigonométrica. Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a relação entre o ângulo inscrito e o arco correspondente e a determinação do ângulo inscrito a partir do arco.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as atividades nas estações, os alunos irão se reunir em grupos para discutir e comparar as informações aprendidas em cada estação. Oriente a discussão e esclarecer possíveis dúvidas.Etapa 6 - Aplicação prática
Os alunos irão aplicar os conceitos aprendidos em uma atividade prática proposta pelo professor. A atividade consistirá em resolver problemas que envolvam seno, cosseno, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência trigonométrica.Etapa 7 - Encerramento
Faça um breve resumo da aula e dos conceitos aprendidos pelos alunos. Também reforce a importância da circunferência trigonométrica na Matemática e em outras áreas do conhecimento.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência trigonométrica.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa e contextualizada.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão dos conceitos apresentados.
- Habilidade em resolver problemas que envolvam seno, cosseno, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência trigonométrica.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Orientar as atividades nas estações e a discussão em grupo.
- Proporcionar uma aplicação prática dos conceitos aprendidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Discutir e comparar as informações aprendidas em cada estação.
- Resolver problemas que envolvam seno, cosseno, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência trigonométrica.