Aula sobre Seno E Cosseno Na Circunferencia Trigonometrica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Inicie a aula citando sobre o tema "Seno e cosseno na circunferência trigonométrica". Fale aos alunos como ele é muito importante para a Matemática e pode ser encontrado em diversas áreas do conhecimento, como na Física, na Engenharia e na Arquitetura. É possível aplicar esses conceitos em situações cotidianas, como no cálculo de distâncias entre pontos em um mapa ou na determinação de alturas de prédios. Nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando o que é a circunferência trigonométrica e como ela é utilizada na Matemática. Em seguida, apresente os objetivos da aula e a metodologia que será utilizada.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Seno e cosseno

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos e cada grupo irá para uma estação. Na primeira estação, os alunos irão aprender sobre seno e cosseno na circunferência trigonométrica. Mostre exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a determinação de seno e cosseno de um ângulo e a relação entre eles.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Ângulos centrais

    Na segunda estação, os alunos irão aprender sobre ângulos centrais na circunferência trigonométrica. Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a relação entre o ângulo central e o arco correspondente e a determinação do ângulo central a partir do arco.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Ângulos inscritos

    Na terceira estação, os alunos irão aprender sobre ângulos inscritos na circunferência trigonométrica. Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a relação entre o ângulo inscrito e o arco correspondente e a determinação do ângulo inscrito a partir do arco.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as atividades nas estações, os alunos irão se reunir em grupos para discutir e comparar as informações aprendidas em cada estação. Oriente a discussão e esclarecer possíveis dúvidas.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Os alunos irão aplicar os conceitos aprendidos em uma atividade prática proposta pelo professor. A atividade consistirá em resolver problemas que envolvam seno, cosseno, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência trigonométrica.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e dos conceitos aprendidos pelos alunos. Também reforce a importância da circunferência trigonométrica na Matemática e em outras áreas do conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência trigonométrica.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa e contextualizada.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos apresentados.
  • Habilidade em resolver problemas que envolvam seno, cosseno, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência trigonométrica.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Orientar as atividades nas estações e a discussão em grupo.
  • Proporcionar uma aplicação prática dos conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Discutir e comparar as informações aprendidas em cada estação.
  • Resolver problemas que envolvam seno, cosseno, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência trigonométrica.