Aula sobre Seno E Cosseno Na Circunferencia Trigonometrica
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Inicie a aula contextualizando o assunto. Fale que o tema "Seno e cosseno na circunferência trigonométrica" é fundamental para a compreensão da trigonometria e suas aplicações em diversas áreas, como engenharia, física, arquitetura, entre outras. Cite que, nesta aula, os alunos irão aprender a estabelecer relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso de softwares de geometria dinâmica.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explicar a importância da trigonometria na vida cotidiana. Em seguida, apresente exemplos práticos de aplicação da trigonometria em áreas como engenharia, física e arquitetura.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos deverão assistir a um vídeo explicativo sobre o tema, que será disponibilizado previamente pelo professor. O vídeo deve ser curto e objetivo, com duração de até 10 minutos.Etapa 3 - Exposição do conteúdo
Faça uma exposição sobre o conteúdo, utilizando exemplos práticos sobre o tema com ilustrações para facilitar a compreensão dos alunos. Peça para os alunos acompanharem e fazerem anotações que julgarem necessárias para o desenvolvimento da atividade.Etapa 4 - Exercícios práticos
Forneça papel, caneta, lápis e borracha para os alunos fazerem exercícios que envolvam seno e cosseno na circunferência. Isso será feito em grupo de 3 a 5 alunos, utilizando os conceitos aprendidos na exposição. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.Etapa 5 - Criação do template de ‘Dinâmica dos 3 Qs’
Na sala de aula, os alunos devem criar um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’, com os campos “Que bom!”, “Que pena!”, “Que tal?!”. Explique como funciona a dinâmica e como ela será utilizada para avaliar a atividade.Etapa 6 - Apresentação dos templates
Cada grupo deve apresentar os resultados dos exercícios por meio do _template_ e explicar como aplicaram o tema da aula. Avalie a apresentação e esclareça dúvidas e incentivar a discussão entre os grupos.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma síntese da aula e reforce a importância da trigonometria na vida cotidiana e relembre os principais tópicos da aula. Aproveite para avaliar os alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência.
- Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e dar feedbacks sobre a atividade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Qualidade dos _templates_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ criados pelos alunos.
- Compreensão do conteúdo apresentado na aula.
Ações do professor
- Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos de aplicação da trigonometria.
- Disponibilizar o vídeo explicativo para a Sala de Aula Invertida.
- Circular pela sala, auxiliando os grupos e tirando dúvidas.
- Apresentar exemplos práticos de aplicação da trigonometria.
- Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância da trigonometria na vida cotidiana.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo na Sala de Aula Invertida.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ avaliando a atividade.
- Apresentar o _template_ criado para a turma.
- Fazer anotações durante a apresentação dos exemplos práticos.