Aula sobre Sentido Literal E Figurado

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O estudo de sentido literal e figurado é de extrema importância na língua portuguesa, pois permite que os alunos compreendam as diversas formas de interpretação de um texto. É comum encontrarmos expressões figuradas em músicas, poesias e até mesmo em conversas do dia a dia. Nessa aula, os alunos serão convidados a produzir um fanzine que explore o tema em suas diversas nuances, utilizando a metodologia ativa Cultura Maker. O fanzine será dividido em 8 partes, cada uma explorando um subtópico. Dessa forma, os alunos poderão colocar o que aprenderam em prática e compartilhar seus conhecimentos com os colegas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema explicando a diferença entre sentido literal e figurado e dando exemplos práticos.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de até 4 pessoas e receberão a tarefa de produzir um fanzine sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Definição dos subtópicos

    Cada grupo deverá escolher um subtópico para abordar em seu fanzine.

  4. Etapa 4 - Pesquisa e criação

    Os alunos terão 60 minutos para pesquisar e criar seu fanzine. Você deverá estar disponível para auxiliar os grupos que precisarem de ajuda.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar seu fanzine para a turma, explicando o subtópico escolhido e como ele foi abordado na produção.

  6. Etapa 6 - Debates e discussão

    Após as apresentações, será aberto um debate sobre o tema, permitindo que os alunos esclareçam dúvidas e compartilhem suas opiniões.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Faça uma reflexão final sobre a atividade, destacando os pontos positivos e negativos e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema em suas produções individuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de interpretação de textos literais e figurados.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Incentivar a produção textual e a expressão oral dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência com o tema e o subtópico escolhido.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Criatividade na produção do fanzine.
  • Clareza na apresentação e na explanação do subtópico.
  • Participação e envolvimento na atividade em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a diferença entre sentido literal e figurado.
  • Auxiliar os grupos que precisarem de ajuda na pesquisa e na criação do fanzine.
  • Estimular a participação dos alunos no debate e na reflexão final.
  • Avaliar as produções dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
  • Incentivar a continuidade da pesquisa e exploração do tema em atividades individuais.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Realizar a pesquisa e a criação do fanzine com qualidade.
  • Apresentar o fanzine de forma clara e objetiva.
  • Participar do debate e da reflexão final.