Aula sobre Sentido Literal E Figurado
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Sentido literal e figurado é um tema muito importante para o ensino de língua portuguesa, pois ajuda os estudantes a compreenderem que as palavras podem ter mais de um significado, dependendo do contexto em que são utilizadas. Esse conhecimento é fundamental para o desenvolvimento da leitura e da escrita, uma vez que permite uma melhor compreensão do que está sendo dito ou escrito. Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos de expressões idiomáticas comuns no cotidiano dos estudantes, como "bater as botas" (morrer), "engolir sapo" (aceitar algo que não gosta), entre outros. Também pode apresentar trechos de músicas ou poesias que contenham figuras de linguagem, como metáforas, comparações e personificações. Neste material, o Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizado para estimular a participação dos estudantes e o aprendizado colaborativo. O objetivo é que os alunos criem um modelo de júri para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula contextualizando o tema e explicando a importância do assunto para a compreensão da língua portuguesa. Em seguida, apresenta alguns exemplos de expressões idiomáticas e figuras de linguagem.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em quatro grupos - banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e plateia.Etapa 3 - Preparação dos grupos
Os grupos defensor e opositor terão que preparar argumentos sobre a importância do sentido literal e figurado para o aprendizado da língua portuguesa. Cada um deverá argumentar a favor de um dos sentidos, afirmando porque o sentido literal é mais importante que o figurado e vice-versa. A banca julgadora terá que avaliar o debate. A plateia acompanha.Etapa 4 - Debate
O debate será mediado por você, e a banca julgadora fará a avaliação dos argumentos apresentados. A plateia poderá fazer perguntas aos grupos defensor e opositor.Etapa 5 - Avaliação
Faça uma avaliação da participação dos alunos e da qualidade dos argumentos apresentados.Etapa 6 - Conclusão
Conclua a aula reforçando a importância do tema para o aprendizado da língua portuguesa e incentivando os alunos a continuarem praticando a identificação do sentido literal e figurado em textos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar e compreender o sentido literal e figurado em textos.
- Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
- Desenvolver a capacidade de argumentação e debate dos alunos.
- Promover o aprendizado colaborativo e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos no debate.
- Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Coerência e clareza na apresentação dos argumentos.
- Capacidade de resposta às perguntas da plateia.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
- Dividir os alunos em grupos e mediar o debate.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Avaliar a qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.
- Concluir a aula reforçando a importância do tema para o aprendizado da língua portuguesa.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate.
- Preparar argumentos coerentes e claros.
- Responder às perguntas da plateia.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.