Aula sobre Sentido Literal E Figurado
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que é sentido literal e figurado. Para isso, você poderá utilizar exemplos de expressões comuns do cotidiano, como “estar na pior”, “dar uma mãozinha” ou “estar com a pulga atrás da orelha”. Em seguida, exiba um vídeo explicativo sobre o tema.Etapa 2 - Rotação
Estação 1Nesta estação, os alunos deverão criar cartões com expressões com sentido literal e figurado. Para isso, eles devem pesquisar em livros, dicionários e na internet algumas expressões e seus respectivos significados.
Estação 2
Nesta estação, os alunos deverão criar um jogo de cartas sobre o tema. O objetivo é que os jogadores identifiquem se a expressão apresentada tem sentido literal ou figurado. As cartas podem ser criadas pelos próprios alunos ou podem ser retiradas da internet, mas eles devem criar as regras.
Estação 3
Nesta estação, os alunos deverão criar uma história utilizando expressões com sentido literal e figurado.
Etapa 3 - Socialização
Os grupos apresentarão suas atividades para a turma, discutindo suas escolhas e aprendizados. Faça uma síntese das atividades e reforce os conceitos trabalhados na aula.Etapa 4 - Reflexão
Promova uma reflexão sobre a importância de entender sentido literal e figurado na comunicação. Os alunos serão convidados a compartilhar exemplos de situações em que tiveram dificuldade em compreender o significado de uma expressão.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de compreensão de diferentes sentidos de uma mesma expressão;
- Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na criação de atividades sobre o tema;
- Promover o trabalho em grupo e a socialização de ideias.
Critérios de avaliação
- Participação e engajamento nas atividades;
- Qualidade das atividades criadas pelos grupos;
- Capacidade de identificar e explicar o sentido literal e figurado de uma expressão;
- Clareza e criatividade na apresentação das atividades.
Ações do professor
- Preparar o material necessário para as atividades;
- Orientar os alunos na criação das atividades;
- Estimular a participação de todos os alunos nas atividades;
- Fazer sínteses e reflexões sobre o tema;
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar expressões com sentido literal e figurado;
- Criar jogos e histórias sobre o tema;
- Apresentar suas atividades para a turma;
- Participar das discussões e reflexões sobre o tema;
- Avaliar o próprio desempenho nas atividades.