Aula sobre Sentido Literal E Figurado

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Sentido literal e figurado é um tema muito importante para o estudo da língua portuguesa, pois muitas palavras e expressões podem ter significados diferentes dependendo do contexto em que são utilizadas. É comum que os estudantes tenham dificuldade em compreender essas nuances da linguagem, por isso, é fundamental trabalhar este tema de forma didática e envolvente. Neste material, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, e os alunos realizarão atividades relacionadas ao tema. A ideia é que eles possam explorar diferentes formas de entender e aplicar o sentido literal e figurado de forma lúdica e interativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é sentido literal e figurado. Para isso, você poderá utilizar exemplos de expressões comuns do cotidiano, como “estar na pior”, “dar uma mãozinha” ou “estar com a pulga atrás da orelha”. Em seguida, exiba um vídeo explicativo sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Rotação

    Estação 1

    Nesta estação, os alunos deverão criar cartões com expressões com sentido literal e figurado. Para isso, eles devem pesquisar em livros, dicionários e na internet algumas expressões e seus respectivos significados.

    Estação 2

    Nesta estação, os alunos deverão criar um jogo de cartas sobre o tema. O objetivo é que os jogadores identifiquem se a expressão apresentada tem sentido literal ou figurado. As cartas podem ser criadas pelos próprios alunos ou podem ser retiradas da internet, mas eles devem criar as regras.

    Estação 3

    Nesta estação, os alunos deverão criar uma história utilizando expressões com sentido literal e figurado.


  3. Etapa 3 - Socialização

    Os grupos apresentarão suas atividades para a turma, discutindo suas escolhas e aprendizados. Faça uma síntese das atividades e reforce os conceitos trabalhados na aula.

  4. Etapa 4 - Reflexão

    Promova uma reflexão sobre a importância de entender sentido literal e figurado na comunicação. Os alunos serão convidados a compartilhar exemplos de situações em que tiveram dificuldade em compreender o significado de uma expressão.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de compreensão de diferentes sentidos de uma mesma expressão;
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na criação de atividades sobre o tema;
  • Promover o trabalho em grupo e a socialização de ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento nas atividades;
  • Qualidade das atividades criadas pelos grupos;
  • Capacidade de identificar e explicar o sentido literal e figurado de uma expressão;
  • Clareza e criatividade na apresentação das atividades.

Ações do professor

  • Preparar o material necessário para as atividades;
  • Orientar os alunos na criação das atividades;
  • Estimular a participação de todos os alunos nas atividades;
  • Fazer sínteses e reflexões sobre o tema;
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar expressões com sentido literal e figurado;
  • Criar jogos e histórias sobre o tema;
  • Apresentar suas atividades para a turma;
  • Participar das discussões e reflexões sobre o tema;
  • Avaliar o próprio desempenho nas atividades.