Aula sobre Sentido Literal E Figurado

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Sentido literal e figurado são conceitos importantes na língua portuguesa. Expressões e figuras de linguagem são comuns em conversas, leituras e nos meios de comunicação, logo, é importante que os alunos saibam identificar e compreender o significado dessas expressões. Neste material, trabalharemos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, e os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Apresente o tema e explique a diferença entre os dois conceitos, utilizando exemplos práticos e didáticos para auxiliar na compreensão dos alunos.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Oriente os alunos a pesquisarem e assistirem a vídeos sobre o tema em casa; estes materiais devem ser previamente selecionados por você. Eles deverão anotar as principais informações sobre o que é sentido literal e figurado e destacar exemplos que encontrarem.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Em sala de aula, os alunos irão se reunir em grupos e compartilhar as informações anotadas em casa. Auxilie\-os na discussão, sanando dúvidas e incentivando a participação geral.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar e preencher um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal?” para avaliar a atividade. Explique como funciona a dinâmica, que consiste em avaliar o que foi bom na atividade, o que poderia ser melhorado e sugestões para atividades futuras.

  5. Etapa 5 - Exercícios práticos

    Os alunos irão identificar sentido literal e figurado em frases e expressões, colocando em prática o conhecimento adquirido na aula.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo e conclusão

    Os alunos irão se reunir novamente em grupos para discutir os exercícios práticos e tirar dúvidas. Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando a prática da identificação de sentido literal e figurado no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e compreender sentido literal e figurado.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Promover a aprendizagem colaborativa entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Habilidade dos alunos em identificar e compreender o sentido literal e figurado.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.

Ações do professor

  • Selecionar previamente os vídeos para a Sala de Aula Invertida.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Sanar dúvidas e auxiliar os alunos na discussão em grupo.
  • Concluir a aula reforçando os principais pontos abordados.
  • Disponibilizar recursos adicionais para os alunos que desejarem aprofundar o conhecimento no tema.

Ações do aluno

  • Assistir aos vídeos selecionados pelo professor.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Praticar a identificação do sentido literal e figurado em frases e expressões.
  • Tirar dúvidas e participar da discussão em grupo ao final da aula.