Aula sobre Separacao De Misturas Hetorogeneas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


As misturas, tanto heterogêneas quanto homogêneas, estão presentes em nosso dia a dia. É importante que os alunos saibam diferenciá-las, além de, também, compreender a importância de conhecer os diferentes tipos de separação. A separação de misturas heterogêneas está presente em diversas situações do cotidiano, como na produção de sal de cozinha, na destilação de petróleo, entre outros. Nesta aula, os alunos devem trabalhar em grupo e criar um diário de bordo para selecionar os métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula relembrando, primeiramente, a diferença entre misturas homogêneas e heterogêneas. Em seguida, explique a importância e aplicação no cotidiano da separação de misturas.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos e criação do diário de bordo

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas e explique como deve ser feita a criação do diário de bordo. Oriente os alunos a criarem os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, além de explicar como eles devem preenchê-los.

  3. Etapa 3 - Proposta de desafio

    Apresente um problema relacionado à separação de misturas heterogêneas para que os alunos proponham métodos para separação. Você pode levar casos reais como a extração de sal, mas também pode levar diferentes sistemas práticos para cada grupo. Para isso, leve potes com misturas como: água+areia+grama; óleo+café+pedras; entre outros.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos devem gerar alternativas de separação de misturas da etapa anterior. As alternativas devem ser registradas no diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo deve escolher uma das alternativas geradas na etapa anterior e aplicá-la para solucionar o problema identificado. A solução escolhida deve ser registrada no diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar suas soluções, colocando-as em prática.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma roda de conversa para que os alunos compartilhem seus aprendizados. Em seguida, faça um resumo da aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a aplicarem o conhecimento adquirido em situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar métodos mais adequados para a separação de misturas.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe através da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas.
  • Incentivar a reflexão crítica dos alunos sobre a aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações cotidianas.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo.
  • Identificação correta do problema relacionado à separação de misturas heterogêneas.
  • Geração de alternativas criativas e viáveis para solucionar o problema.
  • Escolha de uma solução adequada e coerente com o problema identificado.
  • Aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações cotidianas.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva o tema da aula.
  • Orientar os alunos na criação do diário de bordo e na identificação do problema.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos durante a discussão em grupo.
  • Fazer perguntas que estimulem a participação dos alunos e aprofundem o tema.
  • Encerrar a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a aplicarem o conhecimento adquirido em situações cotidianas.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
  • Identificar corretamente o problema relacionado à separação de misturas heterogêneas.
  • Gerar alternativas criativas e viáveis para solucionar o problema.
  • Escolher uma solução adequada e coerente com o problema identificado.
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos em situações cotidianas.