Aula sobre Separacao De Misturas Hetorogeneas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A separação de misturas heterogêneas é um processo muito importante na química e na vida cotidiana. É necessário separar diferentes componentes de uma mistura para obter produtos úteis e puros, como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros. Nesta aula, os alunos vão aprender sobre diferentes processos de separação e como aplicá-los em diferentes situações. Eles devem trabalhar em grupo, criando um mapa conceitual.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e os tipos de separação que existem, ressaltando a importância do processo.

  2. Etapa 2 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de separação de misturas heterogêneas, como a filtração. Você pode montar dois experimentos práticos simples, como a filtração de café, ou a separação de areia e sal utilizando água. Se possível, os alunos devem participar desse processo.

  3. Etapa 3 - Organização

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5. Em seguida, explique a atividade sobre mapa conceitual proposta.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem trabalhar em grupo para criar um mapa conceitual. Para isso, eles devem pesquisar nos livros e discutir entre si. Eles podem usar papel e caneta ou ferramentas digitais, como o MindMeister ou o Coggle, para criar o mapa. Circule pela sala, observando e orientando os grupos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando-o. Incentive a discussão entre os grupos, perguntando sobre as diferenças e semelhanças entre os mapas.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Promova uma reflexão para os alunos, discutindo como a separação de misturas pode ser aplicada em nosso cotidiano e sua importância. Estimule a participação de todos os alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma síntese do que foi aprendido, ressaltando a aplicação das separações de misturas em nosso dia a dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos
  • Estimular a colaboração e a responsabilidade dos alunos em seu próprio processo de aprendizagem.
  • Fomentar a discussão e o diálogo entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e nas discussões em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual, com ideias centrais e sub-ideias bem definidas e organizadas.
  • Compreensão dos diferentes processos de separação de misturas heterogêneas e sua aplicação em diferentes situações.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
  • Apresentar exemplos práticos de separação de misturas heterogêneas.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o mapa conceitual.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Compartilhar suas ideias e opiniões sobre o tema.