Aula sobre Separacao De Misturas Hetorogeneas
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A separação de misturas heterogêneas é um processo muito importante na química e na vida cotidiana. É necessário separar diferentes componentes de uma mistura para obter produtos úteis e puros, como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros. Nesta aula, os alunos vão aprender sobre diferentes processos de separação e como aplicá-los em diferentes situações. Eles devem trabalhar em grupo, criando um mapa conceitual.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e os tipos de separação que existem, ressaltando a importância do processo.Etapa 2 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de separação de misturas heterogêneas, como a filtração. Você pode montar dois experimentos práticos simples, como a filtração de café, ou a separação de areia e sal utilizando água. Se possível, os alunos devem participar desse processo.Etapa 3 - Organização
Divida a turma em grupos de 4 ou 5. Em seguida, explique a atividade sobre mapa conceitual proposta.Etapa 4 - Criação do mapa conceitual
Os alunos devem trabalhar em grupo para criar um mapa conceitual. Para isso, eles devem pesquisar nos livros e discutir entre si. Eles podem usar papel e caneta ou ferramentas digitais, como o MindMeister ou o Coggle, para criar o mapa. Circule pela sala, observando e orientando os grupos.Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando-o. Incentive a discussão entre os grupos, perguntando sobre as diferenças e semelhanças entre os mapas.Etapa 6 - Reflexão
Promova uma reflexão para os alunos, discutindo como a separação de misturas pode ser aplicada em nosso cotidiano e sua importância. Estimule a participação de todos os alunos.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a aula fazendo uma síntese do que foi aprendido, ressaltando a aplicação das separações de misturas em nosso dia a dia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos
- Estimular a colaboração e a responsabilidade dos alunos em seu próprio processo de aprendizagem.
- Fomentar a discussão e o diálogo entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e nas discussões em grupo.
- Qualidade do mapa conceitual, com ideias centrais e sub-ideias bem definidas e organizadas.
- Compreensão dos diferentes processos de separação de misturas heterogêneas e sua aplicação em diferentes situações.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
- Apresentar exemplos práticos de separação de misturas heterogêneas.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar o mapa conceitual.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Compartilhar suas ideias e opiniões sobre o tema.