Aula sobre Separacao De Misturas Hetorogeneas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A separação de misturas heterogêneas é um tema que possui ampla aplicação prática em diversas áreas do cotidiano, como na produção de sal de cozinha, na destilação de petróleo e na separação de metais em reciclagem. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre os processos de separação de materiais e serão incentivados a desenvolver habilidades para identificar os métodos mais adequados para separar diferentes sistemas heterogêneos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula fazendo uma introdução sobre a importância da separação de misturas heterogêneas e apresentando exemplos práticos de como isso é aplicado no cotidiano. Você pode utilizar o exemplo do sal de cozinha, com apoio de vídeos ou imagens

  2. Etapa 2 - Organização

    Divida a turma em grupos de quatro alunos. Em seguida, o professor apresente os objetivos da aula e a metodologia Design Sprint.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos, em grupos, deverão esboçar um template com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na forma de apresentar os métodos de separação de materiais e como aplicá-los em exemplos práticos.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo deve escolher um método de separação que considerem mais adequado para ser desenvolvido em sala de aula. Oriente-os neste processo.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos devem desenvolver o método de separação e organizar uma apresentação, com objetivo de demonstrá-la e de explicar seu funcionamento. Auxilie os estudantes na organização das informações e no desenvolvimento dos exemplos práticos.

  6. Etapa 6 - Testar

    Cada grupo deve apresentar sua proposta para a turma e os estudantes podem fazer perguntas e comentários sobre a apresentação. Avalie a aprendizagem dos alunos e conduza as apresentações, respondendo possíveis dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese dos métodos que foram apresentados e reforçando a importância para a existência de diversos materiais em nosso cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os métodos mais adequados para separar diferentes sistemas heterogêneos.
  • Estimular a participação e o trabalho em grupo dos alunos.
  • Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos na aula e nas atividades propostas.
  • Clareza e organização na apresentação do template.
  • Identificação correta dos métodos de separação de materiais e aplicação em exemplos práticos.
  • Habilidade em responder perguntas e comentários sobre a apresentação.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do template e no desenvolvimento dos exemplos práticos.
  • Auxiliar na organização das informações e na clareza da apresentação.
  • Avaliar a aprendizagem dos alunos e sanar possíveis dúvidas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Identificar os métodos mais adequados para separar diferentes sistemas heterogêneos e aplicá-los em exemplos práticos.