Aula sobre Separacao De Misturas Hetorogeneas
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Em nosso cotidiano, estamos cercados de diferentes misturas, compostas por diferentes substâncias. Podemos classificar as misturas em dois tipos: heterogêneas e homogêneas, e ambos podem ser separados. Misturas heterogêneas são aquelas que apresentam duas ou mais fases. Por exemplo, a produção de sal de cozinha envolve a separação de água e sal por evaporação. A destilação do petróleo é outro exemplo de separação de misturas heterogêneas. Nesta aula, os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula questionando aos alunos o que é uma mistura heterogênea. Comente as respostas e peça exemplos desse tipo. Em seguida, pergunte como podemos separar as misturas que eles comentaram. Ao fim, apresente a definição de mistura heterogênea, bem como os principais tipos de separação, com exemplos práticos e cotidianos, como a separação de água e óleo e a separação de areia e água.Etapa 2 - Criação do template de registro de aprendizagem
Divida a turma em grupos de quatro ou cinco estudantes. Os alunos devem criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out. Explique como utilizar o template corretamente.Etapa 3 - Experimentação
Os alunos devem realizar experimentos para separar diferentes misturas heterogêneas, como a separação de água e areia, a separação de água e óleo e a separação de sal e água. Oriente o processo de experimentação.Etapa 4 - Identificação dos métodos de separação
Apresente diferentes misturas e peça para os alunos identificaram o método mais adequado. Para isso, eles devem realizar a pesquisa _online_ ou com outros materiais de apoio, como livros e artigos.Etapa 5 - Registro de aprendizagem
Os alunos devem registrar no template de registro de aprendizagem os métodos de separação identificados e os resultados dos experimentos.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos devem discutir em grupo os resultados dos experimentos e as conclusões sobre a separação de misturas heterogêneas. Em seguida, peça que os grupos falem sobre seus resultados e aprendizados.Etapa 7 - Conclusão
Conclusa a aula resumindo os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem a explorar o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em escolher o método mais adequados para a separação de misturas
- Estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos ao realizar experimentos práticos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir em conjunto os resultados obtidos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa durante a aula.
- Identificação correta dos métodos de separação mais adequados.
- Realização adequada dos experimentos.
- Registro completo e organizado no template de registro de aprendizagem.
- Contribuição positiva na discussão em grupo.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva os conceitos e métodos relacionados à separação de misturas heterogêneas.
- Fornecer os materiais necessários para a realização dos experimentos.
- Orientar e esclarecer dúvidas durante a experimentação e a discussão em grupo.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula.
- Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e objetiva.
Ações do aluno
- Criar o template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.
- Identificar os métodos de separação mais adequados para diferentes misturas heterogêneas.
- Realizar experimentos para separação de misturas heterogêneas.
- Registrar as informações no template de registro de aprendizagem.
- Participar ativamente da discussão em grupo.