Aula sobre Separacao De Misturas Hetorogeneas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A separação de misturas heterogêneas é um tema importante na área de Ciências. Ela está presente em diversas situações cotidianas, como na produção de sal de cozinha a partir da evaporação da água do mar, na separação dos componentes do petróleo por meio da destilação e na separação de metais em uma mina. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os processos de separação de misturas heterogêneas por meio da metodologia ativa Rotação por estações, na qual eles criarão diferentes estações para trabalhar o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor iniciará a aula contextualizando sobre o tema, apresentando exemplos práticos e didáticos que possam ser aplicados no cotidiano dos estudantes. Será apresentado um vídeo explicativo sobre a separação de misturas heterogêneas.

  2. Etapa 2 - Estações

    Divida a turma em três grupos e explique a metodologia "Rotação por Estações". Oriente os alunos em relação ao tempo que cada grupo terá para cada estação, e, também, a ordem de rotação. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. As estações serão:

    Estação 1 - Separação de misturas por peneiração e catação:

    Os alunos devem realizar a separação de uma mistura de areia e pedras por meio da peneiração e da catação. É possível utilizar diferentes grãos e objetos (feijão, arroz, pedras, tampas plásticas, entre outros) e potes reutilizados para esta atividade.

    Estação 2 - Separação de misturas por decantação e filtração:

    Os alunos devem realizar a separação de uma mistura de água e areia por meio da decantação e da filtração.

    Estação 3: Separação de misturas por imantação e centrifugação:

    Os alunos devem realizar a separação de uma mistura de limalha de ferro e areia por meio da imantação e da centrifugação. Você pode também utilizar o exemplo de clipes de pape entre diversas folhas.


  3. Etapa 3 - Rodízio de estações

    Os grupos irão se deslocar para as outras estações para conhecerem as técnicas utilizadas nas outras separações de misturas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as técnicas utilizadas nas estações e como elas podem ser aplicadas em situações cotidianas.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, destacando as técnicas de separação de misturas heterogêneas aprendidas e como elas podem ser úteis no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar métodos adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na aula.
  • Incentivar a cooperação e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão e aplicação das técnicas de separação de misturas heterogêneas.
  • Cooperação e trabalho em equipe entre os alunos.

Ações do professor

  • Iniciar a aula contextualizando sobre o tema.
  • Organizar as estações e explicar as técnicas de separação de misturas heterogêneas.
  • Estimular a participação e a cooperação dos alunos durante as atividades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Cooperar e trabalhar em equipe durante as atividades.
  • Compreender e aplicar as técnicas de separação de misturas heterogêneas.