Aula sobre Separacao De Misturas Hetorogeneas
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
O professor iniciará a aula contextualizando sobre o tema, apresentando exemplos práticos e didáticos que possam ser aplicados no cotidiano dos estudantes. Será apresentado um vídeo explicativo sobre a separação de misturas heterogêneas.Etapa 2 - Estações
Divida a turma em três grupos e explique a metodologia "Rotação por Estações". Oriente os alunos em relação ao tempo que cada grupo terá para cada estação, e, também, a ordem de rotação. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. As estações serão:Estação 1 - Separação de misturas por peneiração e catação:
Os alunos devem realizar a separação de uma mistura de areia e pedras por meio da peneiração e da catação. É possível utilizar diferentes grãos e objetos (feijão, arroz, pedras, tampas plásticas, entre outros) e potes reutilizados para esta atividade.
Estação 2 - Separação de misturas por decantação e filtração:
Os alunos devem realizar a separação de uma mistura de água e areia por meio da decantação e da filtração.
Estação 3: Separação de misturas por imantação e centrifugação:
Os alunos devem realizar a separação de uma mistura de limalha de ferro e areia por meio da imantação e da centrifugação. Você pode também utilizar o exemplo de clipes de pape entre diversas folhas.
Etapa 3 - Rodízio de estações
Os grupos irão se deslocar para as outras estações para conhecerem as técnicas utilizadas nas outras separações de misturas.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as técnicas utilizadas nas estações e como elas podem ser aplicadas em situações cotidianas.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema, destacando as técnicas de separação de misturas heterogêneas aprendidas e como elas podem ser úteis no cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar métodos adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos.
- Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na aula.
- Incentivar a cooperação e o trabalho em equipe entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão e aplicação das técnicas de separação de misturas heterogêneas.
- Cooperação e trabalho em equipe entre os alunos.
Ações do professor
- Iniciar a aula contextualizando sobre o tema.
- Organizar as estações e explicar as técnicas de separação de misturas heterogêneas.
- Estimular a participação e a cooperação dos alunos durante as atividades.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Cooperar e trabalhar em equipe durante as atividades.
- Compreender e aplicar as técnicas de separação de misturas heterogêneas.