Aula sobre Separacao De Misturas Homogeneas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A separação de misturas homogêneas é um tema importante na disciplina de Ciências, pois permite aos estudantes compreender como diferentes materiais podem ser separados de acordo com suas propriedades físicas e químicas. A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos será utilizada para que os estudantes possam criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Dessa forma, os alunos serão incentivados a trabalhar em equipe, a desenvolver habilidades de comunicação e a avaliar o trabalho dos colegas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Separação de misturas homogêneas" e explique a importância do assunto. Os estudantes serão incentivados a participar da discussão e a compartilhar exemplos de misturas homogêneas que conhecem.

  2. Etapa 2 - Identificação de misturas homogêneas

    Os estudantes serão divididos em grupos e receberão amostras de diferentes misturas homogêneas. Eles deverão identificar as propriedades físicas e químicas de cada material e discutir em grupo qual o melhor método para separá-los.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Os grupos deverão criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Oriente os estudantes na criação do template.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos métodos de separação

    Cada grupo irá apresentar o método de separação escolhido e explicar como ele funciona. Os demais grupos irão avaliar a apresentação de acordo com o template criado na etapa anterior.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir as diferentes formas de separação de misturas homogêneas apresentadas e avaliar qual a melhor opção para cada caso.

  6. Etapa 6 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a aula e peça que os estudantes compartilhem o que aprenderam. Cada grupo também deverá avaliar a si mesmo e aos demais grupos de acordo com o template criado na etapa 3.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe.
  • Estimular a criatividade e a inovação.
  • Desenvolver habilidades de comunicação.
  • Promover a reflexão crítica sobre diferentes métodos de separação de misturas homogêneas.
  • Desenvolver habilidades de avaliação por pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.
  • Adesão ao método de separação escolhido.

Ações do professor

  • Orientar os estudantes na criação do template de avaliação por pares.
  • Estimular a participação dos estudantes nas discussões.
  • Avaliar o desempenho dos estudantes de acordo com os critérios estabelecidos.
  • Conduzir a reflexão final sobre a aula.
  • Incentivar a criatividade e a inovação dos estudantes.

Ações do aluno

  • Identificar as propriedades físicas e químicas de cada material.
  • Discutir em grupo qual o melhor método para separar as misturas homogêneas.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar o método de separação escolhido.
  • Avaliar as apresentações dos demais grupos de acordo com o template criado.