Aula sobre Separacao De Misturas Homogeneas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A separação de misturas homogêneas é um tema importante na área de Ciências, pois permite que os estudantes compreendam como é possível separar substâncias que estão misturadas em um mesmo material. Esse conhecimento é fundamental para a produção de diversos materiais que utilizamos no nosso dia a dia, como o sal de cozinha e o petróleo. Nesta aula, os estudantes serão desafiados a criar um template de design sprint com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar a separação de misturas homogêneas. O objetivo é que eles desenvolvam a habilidade de eleger métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são misturas homogêneas e quais são os principais métodos de separação utilizados para separar essas misturas. Uma sugestão é utilizar exemplos práticos, como o sal de cozinha, para ilustrar o processo de separação.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os estudantes devem criar um mapa mental para entender o que são misturas homogêneas e como elas podem ser separadas. Forneça materiais de apoio, como vídeos e textos, para ajudar os alunos a compreender melhor o tema.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os estudantes devem criar um esboço do template de design sprint com as 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Forneça orientações para que os alunos compreendam como organizar as etapas e quais informações devem constar em cada uma delas.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos devem discutir em grupo quais são os métodos de separação mais adequados para cada tipo de mistura homogênea. Eles devem justificar suas escolhas e chegar a um consenso sobre quais métodos serão utilizados no template de design sprint.

  5. Etapa 5 - Prototipar e Testar

    Os estudantes devem criar um protótipo do template de design sprint e testá-lo em sala de aula. Forneça materiais de apoio, como cartolinas e canetas, para que os alunos possam criar o protótipo. Em seguida, eles devem apresentar o template para a turma e receber feedbacks.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Encerrre a aula fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como os estudantes podem aplicar esse conhecimento em situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de eleger métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre a aplicação do conhecimento científico no cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do template de design sprint.
  • Compreensão dos conceitos relacionados à separação de misturas homogêneas.
  • Capacidade de justificar as escolhas de métodos de separação.

Ações do professor

  • Fornecer materiais de apoio para auxiliar os alunos na compreensão do tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Dar feedbacks construtivos sobre o trabalho dos estudantes.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do template de design sprint.
  • Trabalhar em grupo para chegar a um consenso sobre as escolhas de métodos de separação.
  • Apresentar o template para a turma e receber feedbacks construtivos.