Aula sobre Separacao De Misturas Homogeneas

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A aula sobre Separação de misturas homogêneas será trabalhada utilizando a metodologia ativa Estudo de Caso. Essa metodologia permite aos alunos desenvolver habilidades de pesquisa, análise e solução de problemas. A separação de misturas é um tema presente no cotidiano dos estudantes, como por exemplo, na produção de sal de cozinha ou na destilação de petróleo. Durante a aula, os alunos irão identificar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos, a partir da identificação de processos de separação de materiais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a metodologia Estudo de Caso. Os alunos serão divididos em grupos e escolherão um tema relacionado à separação de misturas homogêneas, como a destilação simples e fracionada.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Cada grupo irá definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado à separação de misturas homogêneas.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os alunos irão realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Os alunos irão analisar os dados coletados, identificar o que causa o problema e discutir se é possível evitá-lo.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os alunos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e discutir as diferenças encontradas.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Cada grupo irá propor soluções para o problema identificado e discutir como podem contribuir com a disseminação da informação. Os alunos irão criar um infográfico com as informações coletadas e as soluções propostas.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo irá apresentar seu infográfico para a turma e discutir as soluções propostas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e solução de problemas
  • Identificar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e análise dos dados
  • Qualidade das soluções propostas pelos grupos
  • Criatividade e clareza do infográfico produzido

Ações do professor

  • Explicar a metodologia Estudo de Caso
  • Orientar os alunos na escolha do tema e na identificação do problema
  • Estimular o debate e a troca de ideias entre os alunos

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar dados
  • Analisar os dados coletados e propor soluções para o problema identificado
  • Criar um infográfico com as informações coletadas e as soluções propostas.