Aula sobre Separacao De Misturas Homogeneas
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A aula sobre Separação de misturas homogêneas será trabalhada utilizando a metodologia ativa Estudo de Caso. Essa metodologia permite aos alunos desenvolver habilidades de pesquisa, análise e solução de problemas. A separação de misturas é um tema presente no cotidiano dos estudantes, como por exemplo, na produção de sal de cozinha ou na destilação de petróleo. Durante a aula, os alunos irão identificar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos, a partir da identificação de processos de separação de materiais.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a metodologia Estudo de Caso. Os alunos serão divididos em grupos e escolherão um tema relacionado à separação de misturas homogêneas, como a destilação simples e fracionada.Etapa 2 - Identificação do problema
Cada grupo irá definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado à separação de misturas homogêneas.Etapa 3 - Levantamento de dados
Os alunos irão realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado.Etapa 4 - Análise do contexto
Os alunos irão analisar os dados coletados, identificar o que causa o problema e discutir se é possível evitá-lo.Etapa 5 - Comparação
Os alunos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e discutir as diferenças encontradas.Etapa 6 - Soluções
Cada grupo irá propor soluções para o problema identificado e discutir como podem contribuir com a disseminação da informação. Os alunos irão criar um infográfico com as informações coletadas e as soluções propostas.Etapa 7 - Apresentação dos infográficos
Cada grupo irá apresentar seu infográfico para a turma e discutir as soluções propostas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e solução de problemas
- Identificar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na pesquisa e análise dos dados
- Qualidade das soluções propostas pelos grupos
- Criatividade e clareza do infográfico produzido
Ações do professor
- Explicar a metodologia Estudo de Caso
- Orientar os alunos na escolha do tema e na identificação do problema
- Estimular o debate e a troca de ideias entre os alunos
Ações do aluno
- Realizar pesquisas e entrevistas para coletar dados
- Analisar os dados coletados e propor soluções para o problema identificado
- Criar um infográfico com as informações coletadas e as soluções propostas.