Aula sobre Separacao De Misturas Homogeneas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A separação de misturas homogêneas é um tema importante na disciplina de Ciências, pois permite que os alunos compreendam como os componentes de uma mistura podem ser separados. Esse conhecimento é fundamental em diversos setores da indústria, como na produção de alimentos, medicamentos, combustíveis e muitos outros. Na aula de hoje, vamos trabalhar com a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos, cada um responsável por uma atividade relacionada ao tema. Essa metodologia possibilita que os alunos desenvolvam suas habilidades de forma mais autônoma e participativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando exemplos práticos sobre a separação de misturas homogêneas. Em seguida, explique como funcionará a metodologia Rotação por estações e como os alunos deverão se organizar em grupos.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Filtração

    Nessa estação, os alunos realizarão uma atividade prática, na qual terão que separar uma mistura de água e areia utilizando a técnica de filtração. Forneça todo o material necessário e orientará os alunos durante a atividade.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Decantação

    Na segunda estação, os alunos terão que separar uma mistura de água e óleo utilizando a técnica de decantação. Forneça todo o material necessário e orientará os alunos durante a atividade.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Destilação

    Na terceira estação, os alunos realizarão uma atividade prática de destilação de água salgada. Forneça todo o material necessário e orientará os alunos durante a atividade.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Ao final da atividade, o professor reunirá todos os alunos e fará uma breve discussão sobre as técnicas de separação utilizadas em cada estação. Em seguida, fará uma síntese dos conceitos trabalhados e responderá eventuais dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia Rotação por estações.
  • Promover o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades práticas.
  • Identificação correta das técnicas de separação utilizadas em cada estação.
  • Correção na execução das técnicas de separação.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia Rotação por estações.
  • Fornecer todo o material necessário para as atividades práticas.
  • Orientar os alunos durante as atividades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades práticas.
  • Trabalhar em grupo e cooperar com os colegas.
  • Identificar corretamente as técnicas de separação utilizadas em cada estação.