Aula sobre Separacao De Misturas Homogeneas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A separação de misturas homogêneas é um tema importante em Ciências, pois permite que os estudantes compreendam melhor como é possível separar diferentes materiais de uma mistura. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos do cotidiano dos estudantes, como a separação de sal da água, a separação de álcool da gasolina, entre outros. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que é uma mistura homogênea e para que serve a separação desses materiais. Em seguida, apresente alguns exemplos de misturas homogêneas e como é possível separar seus componentes.Etapa 2 - Vídeo explicativo
Disponibilize um vídeo explicativo sobre o tema para que os alunos assistam em casa. O vídeo pode apresentar exemplos práticos de separação de misturas homogêneas, como a destilação do álcool da gasolina.Etapa 3 - Atividade em sala de aula
Na sala de aula, os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal. O objetivo é que eles avaliem a atividade e desenvolvam o tema e seus subtópicos. Forneça um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para que os alunos possam se inspirar.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos podem discutir em grupo suas avaliações e sugestões para o tema, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs criado na etapa anterior. Medie a discussão, incentivando a participação de todos os alunos.Etapa 5 - Exemplo prático
Apresente um exemplo prático de separação de misturas homogêneas, como a separação do sal da água, utilizando uma demonstração em sala de aula. Os alunos podem fazer observações e registrar suas impressões no template de Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 6 - Síntese da atividade
Faça uma síntese da atividade e destaque os principais pontos abordados na aula. Os alunos podem utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para registrar suas impressões finais sobre a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em eleger métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para promover a autonomia dos alunos na aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
- Compreensão dos alunos sobre o tema da aula.
Ações do professor
- Disponibilizar um vídeo explicativo sobre o tema para que os alunos assistam em casa.
- Mediar a discussão em grupo sobre as avaliações e sugestões dos alunos.
- Apresentar um exemplo prático de separação de misturas homogêneas em sala de aula.
Ações do aluno
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Registrar suas impressões e observações no template de Dinâmica dos 3 Qs.