Aula sobre Separacao De Misturas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A separação de misturas é um tema muito importante na ciência e na vida cotidiana. É possível encontrar exemplos de separação de misturas em processos industriais, como a produção de sal de cozinha e a destilação de petróleo, além de processos simples, como a filtragem de café ou a separação de grãos de milho. Nesta aula, os estudantes irão aprender sobre os diferentes métodos de separação de misturas e como identificar o processo mais adequado para cada tipo de mistura.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da aula e explicar a metodologia ativa que será utilizada. Os alunos irão formar grupos e receberão um problema para trabalhar.

    “Aprendemos a que misturar é necessário. Entretanto, às vezes precisamos de substâncias puras e sabemos que são difíceis de serem encontradas na natureza, geralmente está tudo misturado. Como resolvemos isso? Existem muitas formas ou apenas uma de resolver esse problema? Por quê?”.


  2. Etapa 2 - Problematização

    Os alunos irão discutir em grupo sobre o problema que receberam e irão procurar alternativas para solucionar o problema.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os grupos irão criar um diário de bordo com as alternativas encontradas para solucionar o problema. Eles devem incluir informações sobre os métodos de separação de misturas e como cada um deles pode ser aplicado.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos irão escolher a alternativa mais adequada e irão apresentar as justificativas para a escolha. Avalie a solução apresentada pelos grupos e dar feedbacks.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de separação de misturas, como a filtragem de café e a destilação de petróleo, para reforçar o conteúdo aprendido pelos alunos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir sobre os exemplos práticos apresentados e como eles estão relacionados com o problema que trabalharam.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve reflexão sobre a aula e os alunos irão entregar o diário de bordo que criaram em grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em eleger métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais.
  • Estimular o trabalho em grupo e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas e buscar soluções criativas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade do diário de bordo e solução criada pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos em identificar e eleger o método de separação de misturas mais adequado para o problema proposto.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e a metodologia ativa que será utilizada.
  • Auxiliar os alunos na identificação dos métodos de separação de misturas mais adequados.
  • Avaliar a solução apresentada pelos grupos e dar feedbacks.
  • Apresentar exemplos práticos de separação de misturas para reforçar o conteúdo aprendido pelos alunos.
  • Fazer uma reflexão sobre a aula e encerrar a atividade.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para identificar e eleger o método de separação de misturas mais adequado para o problema proposto.
  • Criar um diário de bordo com problemas, alternativas e soluções.
  • Apresentar a solução escolhida pelo grupo e justificar a escolha.
  • Participar ativamente da discussão em grupo sobre os exemplos práticos apresentados pelo professor.
  • Entregar o diário de bordo criado em grupo ao final da aula.