Aula sobre Separacao De Misturas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A separação de misturas é um tema muito importante no estudo das Ciências. Ela está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como na produção de alimentos, na purificação de água, na separação de materiais recicláveis, entre outras. Nesta atividade, vamos trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, avaliando o desempenho de seus colegas em relação aos critérios definidos. Com isso, os alunos irão desenvolver a habilidade de eleger métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Iniciar apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos. Mostrar imagens ou vídeos sobre a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros. Em seguida, deve apresentar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos e explicar os objetivos da aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve escolher um processo de separação de misturas para pesquisar. Os alunos podem utilizar livros, sites, vídeos ou outras fontes para realizar a pesquisa. Orientar os alunos e esclarecer dúvidas sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Criação do template

    Cada grupo deve criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu processo de separação de misturas e seu template de avaliação. Os outros grupos devem avaliar a apresentação conforme o template criado.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Após as apresentações, conduzir uma discussão em sala de aula sobre os diferentes processos de separação de misturas e os critérios de avaliação utilizados pelos grupos. Os alunos podem compartilhar suas opiniões e dúvidas sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerrar a aula reforçando os objetivos da atividade e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de eleger métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de avaliar o desempenho dos colegas de forma objetiva e construtiva.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e esclarecer dúvidas sobre o tema.
  • Conduzir a discussão em sala de aula sobre os diferentes processos de separação de misturas e os critérios de avaliação utilizados pelos grupos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um processo de separação de misturas.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar seu processo de separação de misturas e seu template de avaliação.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos.
  • Participar da discussão em sala de aula sobre os diferentes processos de separação de misturas e os critérios de avaliação utilizados pelos grupos.