Aula sobre Separacao De Misturas
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A separação de misturas é um tema muito importante na vida cotidiana, pois está presente em diversos processos industriais e domésticos. Os alunos podem ter contato com diferentes tipos de misturas no seu dia a dia, como a separação de sal e água, a separação de óleo e água, entre outras. Os alunos irão aprender sobre diferentes processos de separação de misturas heterogêneas, como filtração, decantação, centrifugação e destilação. A metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será utilizada para que os alunos possam trabalhar de forma colaborativa e desenvolver um mapa conceitual sobre o tema.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresentar o tema da aula e explicar a importância da separação de misturas no cotidiano. Serão apresentados exemplos práticos para contextualizar o tema.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Cada grupo irá criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos deverão utilizar materiais como cartolinas, post-its e canetas coloridas para criar o mapa.Etapa 4 - Apresentação dos mapas
Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os mapas.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos de 2 a 3 pessoas para discutir as ideias apresentadas pelos outros grupos e fazer conexões com as suas próprias ideias.Etapa 6 - Exemplo prático
O professor irá apresentar um exemplo prático de separação de misturas, como a destilação do petróleo. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o exemplo apresentado.Etapa 7 - Conclusão
O professor irá concluir a aula fazendo uma síntese do que foi aprendido e reforçando a importância dos processos de separação de misturas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do mapa conceitual.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Clareza e organização das ideias apresentadas no mapa conceitual.
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo e na apresentação dos mapas.
- Compreensão dos conceitos apresentados no exemplo prático.
- Participação ativa dos alunos na conclusão da aula.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos para contextualizar o tema.
- Estimular a participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Fazer perguntas para estimular a reflexão e o debate entre os alunos.
- Apresentar um exemplo prático para ilustrar os conceitos apresentados.
- Fazer uma síntese do que foi aprendido na aula.
Ações do aluno
- Dividir-se em grupos e colaborar na criação do mapa conceitual.
- Fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os conceitos apresentados.
- Participar ativamente na discussão em grupo e na apresentação dos mapas.
- Participar do exemplo prático e fazer perguntas para esclarecer dúvidas.
- Participar ativamente na conclusão da aula.