Aula sobre Separacao De Misturas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A separação de misturas é um tema muito importante na vida cotidiana, pois está presente em diversos processos industriais e domésticos. Os alunos podem ter contato com diferentes tipos de misturas no seu dia a dia, como a separação de sal e água, a separação de óleo e água, entre outras. Os alunos irão aprender sobre diferentes processos de separação de misturas heterogêneas, como filtração, decantação, centrifugação e destilação. A metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será utilizada para que os alunos possam trabalhar de forma colaborativa e desenvolver um mapa conceitual sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresentar o tema da aula e explicar a importância da separação de misturas no cotidiano. Serão apresentados exemplos práticos para contextualizar o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo irá criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos deverão utilizar materiais como cartolinas, post-its e canetas coloridas para criar o mapa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os mapas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos de 2 a 3 pessoas para discutir as ideias apresentadas pelos outros grupos e fazer conexões com as suas próprias ideias.

  6. Etapa 6 - Exemplo prático

    O professor irá apresentar um exemplo prático de separação de misturas, como a destilação do petróleo. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o exemplo apresentado.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá concluir a aula fazendo uma síntese do que foi aprendido e reforçando a importância dos processos de separação de misturas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Clareza e organização das ideias apresentadas no mapa conceitual.
  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo e na apresentação dos mapas.
  • Compreensão dos conceitos apresentados no exemplo prático.
  • Participação ativa dos alunos na conclusão da aula.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos para contextualizar o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão e o debate entre os alunos.
  • Apresentar um exemplo prático para ilustrar os conceitos apresentados.
  • Fazer uma síntese do que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Dividir-se em grupos e colaborar na criação do mapa conceitual.
  • Fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os conceitos apresentados.
  • Participar ativamente na discussão em grupo e na apresentação dos mapas.
  • Participar do exemplo prático e fazer perguntas para esclarecer dúvidas.
  • Participar ativamente na conclusão da aula.