Aula sobre Separacao De Misturas

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A separação de misturas é um processo muito importante na indústria e na vida cotidiana, pois muitos produtos que utilizamos diariamente são obtidos através da separação de componentes de misturas. Por exemplo, a produção de sal de cozinha, a destilação do petróleo e a filtragem da água são processos de separação de misturas. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre os processos de separação de misturas, identificando os métodos mais adequados para cada tipo de mistura, como líquido-líquido, sólido-líquido e gás-líquido.

  1. Etapa 1 - Contato prévio

    No dia anterior à aula, envie leituras ou vídeos para os alunos.

    Nesse link há uma sugestão de vídeo sobre o tema: [https://app.aprendizap.com.br/aula/6rkgXNHonoV5s2VcPwzZdY](https://www.google.com/url?q=https://app.aprendizap.com.br/aula/6rkgXNHonoV5s2VcPwzZdY&sa=D&source=editors&ust=1688495483642825&usg=AOvVaw0p8rt0YzkV84Bwe6oErI1A)


  2. Etapa 2 - Check-in

    Inicie a aula explicando o que é uma mistura e quais são os diferentes tipos de misturas. Em seguida, os alunos farão um brainstorming sobre exemplos de misturas que eles conhecem, enquanto isso anote no quadro. Depois disso, explique a importância da separação de misturas e quais são os métodos mais comuns utilizados.

  3. Etapa 3 - Identificação dos métodos de separação

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão algumas misturas diferentes para separar. Cada grupo deverá identificar o método mais adequado para separar cada mistura e justificar sua escolha. Circule pela sala para auxiliar os grupos e fazer perguntas para provocar a reflexão dos alunos.

    Pode ser separação por catação de algum grão, separar a casca do alimento, separar areia da água, etc.


  4. Etapa 4 - Aplicação dos métodos de separação

    Cada grupo irá aplicar o método escolhido para separar a mistura e registrar o processo em seu template de registro de aprendizagem. Forneça os materiais necessários para a realização da separação. Ao final da etapa, cada grupo deverá apresentar para a turma como foi o processo de separação.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Promova uma discussão em grupo sobre os processos de separação e as escolhas dos métodos. Os alunos deverão compartilhar suas experiências, dúvidas e dificuldades encontradas durante a atividade.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e registrarão em seu template de registro de aprendizagem. Faça uma rápida avaliação da aula e dê um feedback para os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os diferentes tipos de misturas e os métodos mais adequados para separá-las.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre os processos de separação de misturas.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo entre os alunos.
  • Incentivar a utilização de ferramentas digitais e a adoção de metodologias ativas de ensino.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos tipos de misturas.
  • Escolha adequada dos métodos de separação.
  • Registro correto dos processos de separação no template de registro de aprendizagem.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Reflexão crítica sobre o aprendizado.

Ações do professor

  • Explicar os conceitos básicos sobre misturas e processos de separação.
  • Auxiliar os alunos na escolha dos métodos de separação.
  • Promover a discussão em grupo e fazer perguntas provocativas para estimular a reflexão crítica.
  • Fornecer os materiais necessários para a realização da atividade.
  • Dar feedback para os alunos sobre a aula.

Ações do aluno

  • Identificar os diferentes tipos de misturas.
  • Escolher o método de separação mais adequado para cada mistura.
  • Aplicar o método escolhido para separar a mistura.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Refletir sobre o aprendizado e registrar em seu template de registro de aprendizagem.