Aula sobre Separacao De Misturas
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta aula, vamos aprender sobre a separação de misturas. Você sabia que muitas coisas que usamos no nosso dia a dia são misturas de diferentes substâncias? Por exemplo, o sal de cozinha é uma mistura de cloreto de sódio e outras substâncias. Para usá-lo, precisamos separar essas substâncias. Nesta aula, vamos aprender diferentes métodos de separação de misturas e como escolher o método mais adequado para cada caso. Utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão estações de atividades relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema, explicando o que é uma mistura e por que precisamos separá-las. O professor também deve explicar a metodologia Rotação por estações e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Estação 1 - Filtração
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá para uma estação. Na estação 1, os alunos irão aprender sobre a filtração, um método utilizado para separar misturas sólidas e líquidas. Apresente materiais para que eles mesmos façam a filtração, como filtrar areia da água ou algo mais complexo como um sistema de purificação de água com areias, rocha, cascalho, etc.Etapa 3 - Estação 2 - Decantação
Na estação 2, os alunos irão aprender sobre a decantação, um método utilizado para separar misturas líquidas e líquidas. Apresente um vídeo com a parte do tratamento de esgoto quando ocorre a decantação. A separação de óleo e água pode ser feita pelos alunos se for possível prover materiais.Etapa 4 - Estação 3 - Destilação
Na estação 3, os alunos irão aprender sobre a destilação, um método utilizado para separar misturas líquidas e líquidas com pontos de ebulição diferentes. Apresente um vídeo sobre a indústria de bebidas destiladas e como esse simples processo movimenta muito dinheiro. Em seguida, forneça aos alunos água com sal dissolvido e pergunte se o sal poderia ser obtido através da destilação e por que, instigue-os a pensar em ebulição.Etapa 5 - Discussão e conclusão
Os alunos irão se reunir em sala de aula para discutir o que aprenderam em cada estação. Medie a discussão e ajudar os alunos a conectar os conceitos aprendidos em cada estação. Conclua a aula, reforçando os conceitos aprendidos e fazendo uma revisão geral.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em eleger métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de estações de atividades.
- Fomentar a colaboração entre os alunos na discussão dos conceitos aprendidos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão dos conceitos apresentados em cada estação.
- Capacidade dos alunos em eleger o método mais adequado para a separação de diferentes misturas.
Ações do professor
- Introduzir o tema e a metodologia Rotação por estações.
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre os métodos de separação de misturas.
- Mediar a discussão e ajudar os alunos a conectar os conceitos aprendidos em cada estação.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
- Colaborar com os colegas na discussão dos conceitos aprendidos.
- Eleger o método mais adequado para a separação de diferentes misturas.