Aula sobre Separacao De Misturas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, vamos aprender sobre a separação de misturas. Você sabia que muitas coisas que usamos no nosso dia a dia são misturas de diferentes substâncias? Por exemplo, o sal de cozinha é uma mistura de cloreto de sódio e outras substâncias. Para usá-lo, precisamos separar essas substâncias. Nesta aula, vamos aprender diferentes métodos de separação de misturas e como escolher o método mais adequado para cada caso. Utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão estações de atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema, explicando o que é uma mistura e por que precisamos separá-las. O professor também deve explicar a metodologia Rotação por estações e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Filtração

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá para uma estação. Na estação 1, os alunos irão aprender sobre a filtração, um método utilizado para separar misturas sólidas e líquidas. Apresente materiais para que eles mesmos façam a filtração, como filtrar areia da água ou algo mais complexo como um sistema de purificação de água com areias, rocha, cascalho, etc.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Decantação

    Na estação 2, os alunos irão aprender sobre a decantação, um método utilizado para separar misturas líquidas e líquidas. Apresente um vídeo com a parte do tratamento de esgoto quando ocorre a decantação. A separação de óleo e água pode ser feita pelos alunos se for possível prover materiais.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Destilação

    Na estação 3, os alunos irão aprender sobre a destilação, um método utilizado para separar misturas líquidas e líquidas com pontos de ebulição diferentes. Apresente um vídeo sobre a indústria de bebidas destiladas e como esse simples processo movimenta muito dinheiro. Em seguida, forneça aos alunos água com sal dissolvido e pergunte se o sal poderia ser obtido através da destilação e por que, instigue-os a pensar em ebulição.

  5. Etapa 5 - Discussão e conclusão

    Os alunos irão se reunir em sala de aula para discutir o que aprenderam em cada estação. Medie a discussão e ajudar os alunos a conectar os conceitos aprendidos em cada estação. Conclua a aula, reforçando os conceitos aprendidos e fazendo uma revisão geral.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em eleger métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de estações de atividades.
  • Fomentar a colaboração entre os alunos na discussão dos conceitos aprendidos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos apresentados em cada estação.
  • Capacidade dos alunos em eleger o método mais adequado para a separação de diferentes misturas.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e a metodologia Rotação por estações.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre os métodos de separação de misturas.
  • Mediar a discussão e ajudar os alunos a conectar os conceitos aprendidos em cada estação.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
  • Colaborar com os colegas na discussão dos conceitos aprendidos.
  • Eleger o método mais adequado para a separação de diferentes misturas.