Aula sobre Separacao De Misturas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A separação de misturas é um tema importante na disciplina de Ciências, pois permite que os estudantes compreendam como diferentes substâncias podem ser separadas a partir de processos físicos e químicos. Essa habilidade é fundamental para a compreensão de diversos fenômenos naturais e também para a aplicação em processos industriais. Nesta aula, os estudantes aprenderão como selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais, como a produção de sal de cozinha e a destilação de petróleo.
Etapa 1 - Estudo prévio
Antes da aula, os alunos deverão assistir a um vídeo que apresenta diferentes processos de separação de misturas, como filtração, decantação e destilação. Em sala de aula, os estudantes deverão discutir em grupos sobre os processos apresentados no vídeo e escolher o mais adequado para a separação de cada mistura em uma lista enviada para casa juntamente com o vídeo.Etapa 2 - Introdução
Inicie a aula com uma breve revisão sobre o conceito de misturas e apresentará diferentes exemplos de misturas encontradas no cotidiano, como a água com açúcar e a água com sal. Em seguida, será apresentado o objetivo da aula e a metodologia utilizada.Etapa 3 - Apresentação dos resultados
Cada grupo deverá apresentar para a turma o processo de separação escolhido e justificar sua escolha.Etapa 4 - Aplicação prática
Para a aplicação prática, apresente diferentes misturas para os alunos e eles deverão selecionar o processo de separação mais adequado para cada uma delas. As misturas podem incluir água com areia, água com óleo, entre outras.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos deverão discutir em grupos sobre as escolhas feitas por cada um e justificar suas decisões.Etapa 6 - Apresentação dos resultados finais
Cada grupo deverá apresentar para a turma suas escolhas e justificar o processo de separação escolhido.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma reflexão sobre a aula e os objetivos alcançados, incentivando os alunos a continuarem aplicando seus conhecimentos sobre a separação de misturas em situações cotidianas.Dica de vídeo
[Extração de PETRÓLEO: como funciona, etapas e desafios. Refino de PETRÓLEO: o que é, como funciona](https://www.google.com/url?q=https://www.youtube.com/watch?v%3Dxyrx2xdz-ow%26ab_channel%3DEngenhariaDetalhada&sa=D&source=editors&ust=1688495483552126&usg=AOvVaw14dx4mlgTt6HHx6JmJLATe)
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento a partir da metodologia de Sala de Aula Invertida.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e debater ideias.
Critérios de avaliação
- Identificação correta do processo de separação mais adequado para cada mistura apresentada.
- Participação ativa na discussão em grupo e justificativa das escolhas feitas.
- Criação adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Orientar e acompanhar a criação do template de Dinâmica dos 3 Qs pelos alunos.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo sobre processos de separação de misturas antes da aula.
- Participar ativamente da discussão em grupo sobre os processos de separação apresentados.
- Selecionar o processo de separação mais adequado para cada mistura apresentada e registrar em um template de Dinâmica dos 3 Qs.