Aula sobre Sequencias Recursivas E Nao Recursivas
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Sequências recursivas e não-recursivas são importantes na Matemática e em outras áreas do conhecimento, como a programação de computadores. Elas são utilizadas para descrever padrões e regularidades em uma série de números ou figuras. Nesta aula, os alunos irão aprender a identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a importância das sequências recursivas e não-recursivas na Matemática e em outras áreas do conhecimento. Mostre exemplos práticos e didáticos sobre o tema.Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos devem ser divididos em grupos e discutir sobre as sequências apresentadas por você. Cada grupo deve identificar a regularidade da sequência e apresentar para a turma.Etapa 3 - Construção do fluxograma
Cada grupo deve construir um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes da sequência identificada na etapa anterior.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares
Os grupos devem criar um template de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.Etapa 5 - Apresentação dos fluxogramas
Cada grupo deve apresentar seu fluxograma para a turma e receber a avaliação dos outros grupos.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos devem discutir sobre as avaliações recebidas e identificar pontos positivos e negativos em seus trabalhos.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula reforçando a importância das sequências recursivas e não-recursivas na Matemática e em outras áreas do conhecimento.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir um algoritmo por meio de um fluxograma.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância das sequências recursivas e não-recursivas.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na construção do fluxograma.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Avaliar os trabalhos dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva.
- Construir um algoritmo por meio de um fluxograma.
- Criar um template de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.
- Avaliar os trabalhos dos outros grupos e fornecer feedbacks construtivos.
- Participar ativamente das discussões em grupo.