Aula sobre Sequencias Recursivas E Nao Recursivas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Sequências recursivas e não-recursivas são importantes na Matemática e em outras áreas do conhecimento, como a programação de computadores. Elas são utilizadas para descrever padrões e regularidades em uma série de números ou figuras. Nesta aula, os alunos irão aprender a identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância das sequências recursivas e não-recursivas na Matemática e em outras áreas do conhecimento. Mostre exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e discutir sobre as sequências apresentadas por você. Cada grupo deve identificar a regularidade da sequência e apresentar para a turma.

  3. Etapa 3 - Construção do fluxograma

    Cada grupo deve construir um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes da sequência identificada na etapa anterior.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Os grupos devem criar um template de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos fluxogramas

    Cada grupo deve apresentar seu fluxograma para a turma e receber a avaliação dos outros grupos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir sobre as avaliações recebidas e identificar pontos positivos e negativos em seus trabalhos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância das sequências recursivas e não-recursivas na Matemática e em outras áreas do conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir um algoritmo por meio de um fluxograma.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância das sequências recursivas e não-recursivas.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na construção do fluxograma.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Avaliar os trabalhos dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva.
  • Construir um algoritmo por meio de um fluxograma.
  • Criar um template de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.
  • Avaliar os trabalhos dos outros grupos e fornecer feedbacks construtivos.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.