Aula sobre Sequencias Recursivas E Nao Recursivas
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Sequências recursivas e não-recursivas são importantes conceitos matemáticos que podem ser encontrados em diversas áreas do conhecimento, como na programação de computadores, na análise de dados e até mesmo na natureza. Nesta aula, os alunos irão aprender a identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que irá estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a diferença entre sequências recursivas e não-recursivas. Mostre exemplos práticos e didáticos sobre o tema.Etapa 2 - Entender
Os alunos devem trabalhar em grupos para entender o conceito de sequências recursivas e não-recursivas. Eles devem discutir e anotar as principais características de cada tipo de sequência.Etapa 3 - Esboçar
Os grupos devem criar um esboço de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes de uma sequência não-recursiva. Eles devem utilizar a criatividade e a colaboração para criar um fluxograma eficiente.Etapa 4 - Decidir
Cada grupo deve apresentar seu esboço de fluxograma para a turma. Em seguida, a turma deve decidir qual é o melhor fluxograma para indicar os números ou as figuras seguintes de uma sequência não-recursiva.Etapa 5 - Prototipar e Testar
Os grupos devem prototipar e testar o fluxograma escolhido. Eles devem criar uma sequência numérica ou figural não-recursiva e utilizar o fluxograma para indicar os números ou as figuras seguintes.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os grupos devem discutir os resultados obtidos e compartilhar suas experiências. Medeie a discussão e estimule a reflexão sobre o processo de criação do fluxograma.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e reforce os principais conceitos aprendidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva.
- Estimular a reflexão sobre o processo de criação do fluxograma.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
- Qualidade do fluxograma criado pelo grupo.
- Eficiência do fluxograma na indicação dos números ou das figuras seguintes de uma sequência não-recursiva.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a diferença entre sequências recursivas e não-recursivas.
- Mediar a discussão em grupo e estimular a reflexão sobre o processo de criação do fluxograma.
- Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar os principais conceitos aprendidos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupos para entender o conceito de sequências recursivas e não-recursivas.
- Criar um esboço de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes de uma sequência não-recursiva.
- Prototipar e testar o fluxograma escolhido.