Aula sobre Sequencias Recursivas E Nao Recursivas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Sequências recursivas e não-recursivas são importantes conceitos matemáticos que podem ser encontrados em diversas áreas do conhecimento, como na programação de computadores, na análise de dados e até mesmo na natureza. Nesta aula, os alunos irão aprender a identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que irá estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a diferença entre sequências recursivas e não-recursivas. Mostre exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos devem trabalhar em grupos para entender o conceito de sequências recursivas e não-recursivas. Eles devem discutir e anotar as principais características de cada tipo de sequência.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os grupos devem criar um esboço de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes de uma sequência não-recursiva. Eles devem utilizar a criatividade e a colaboração para criar um fluxograma eficiente.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo deve apresentar seu esboço de fluxograma para a turma. Em seguida, a turma deve decidir qual é o melhor fluxograma para indicar os números ou as figuras seguintes de uma sequência não-recursiva.

  5. Etapa 5 - Prototipar e Testar

    Os grupos devem prototipar e testar o fluxograma escolhido. Eles devem criar uma sequência numérica ou figural não-recursiva e utilizar o fluxograma para indicar os números ou as figuras seguintes.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos devem discutir os resultados obtidos e compartilhar suas experiências. Medeie a discussão e estimule a reflexão sobre o processo de criação do fluxograma.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce os principais conceitos aprendidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva.
  • Estimular a reflexão sobre o processo de criação do fluxograma.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
  • Qualidade do fluxograma criado pelo grupo.
  • Eficiência do fluxograma na indicação dos números ou das figuras seguintes de uma sequência não-recursiva.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a diferença entre sequências recursivas e não-recursivas.
  • Mediar a discussão em grupo e estimular a reflexão sobre o processo de criação do fluxograma.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar os principais conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupos para entender o conceito de sequências recursivas e não-recursivas.
  • Criar um esboço de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes de uma sequência não-recursiva.
  • Prototipar e testar o fluxograma escolhido.