Aula sobre Sequencias Recursivas E Nao Recursivas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Sequências recursivas e não-recursivas são importantes na Matemática e em outras áreas do conhecimento, como a programação de computadores. Elas são utilizadas para descrever padrões e regularidades em uma série de números ou figuras. Nesta aula, os alunos irão aprender a identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância das sequências recursivas e não-recursivas na Matemática e em outras áreas do conhecimento. Mostre exemplos práticos de como essas sequências podem ser encontradas no cotidiano dos estudantes.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos entendam melhor o tema e seus subtópicos, identificando as necessidades e desejos dos usuários das sequências.

  3. Etapa 3 - Identificação de sequências não-recursivas

    Os alunos devem identificar sequências não-recursivas em uma série de números ou figuras. Apresente exemplos e os alunos devem trabalhar em grupos para identificar outras sequências.

  4. Etapa 4 - Construção de algoritmos

    Os alunos devem construir algoritmos por meio de fluxogramas que permitam indicar os números ou as figuras seguintes em uma sequência não-recursiva. Apresente exemplos e os alunos devem trabalhar em grupos para construir seus próprios algoritmos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos algoritmos

    Os grupos devem apresentar seus algoritmos para a turma e discutir as diferentes soluções encontradas.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre o aprendizado

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em outras situações.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Proponha uma tarefa de casa para que os alunos identifiquem sequências não-recursivas em outras situações do cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na construção de algoritmos por meio de fluxogramas.
  • Utilizar a metodologia ativa Design Thinking para que os alunos entendam melhor o tema e seus subtópicos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta de sequências não-recursivas.
  • Construção de algoritmos por meio de fluxogramas que permitam indicar os números ou as figuras seguintes em uma sequência não-recursiva.
  • Participação ativa e colaborativa nas atividades em grupo.
  • Reflexão sobre o aprendizado e a aplicação do conhecimento em outras situações.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância das sequências recursivas e não-recursivas.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Apresentar exemplos de sequências não-recursivas e algoritmos por meio de fluxogramas.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Propor uma tarefa de casa para que os alunos identifiquem sequências não-recursivas em outras situações do cotidiano.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender melhor o tema e seus subtópicos.
  • Identificar sequências não-recursivas em uma série de números ou figuras.
  • Construir algoritmos por meio de fluxogramas que permitam indicar os números ou as figuras seguintes em uma sequência não-recursiva.
  • Participar ativamente e colaborativamente nas atividades em grupo.
  • Refletir sobre o aprendizado e a aplicação do conhecimento em outras situações.