Aula sobre Sequencias Recursivas E Nao Recursivas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Sequências recursivas e não-recursivas são importantes na Matemática e em outras áreas do conhecimento, como a programação de computadores. Elas são utilizadas para descrever padrões e regularidades em uma série de números ou figuras. Nesta aula, os alunos irão aprender a identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes em cada estação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância das sequências recursivas e não-recursivas na Matemática e em outras áreas do conhecimento. Em seguida, mostre exemplos práticos de sequências numéricas e figurais não recursivas e recursivas.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Identificando padrões em sequências numéricas

    Os alunos devem trabalhar em grupos nesta estação. Eles devem receber uma sequência numérica e identificar o padrão e a regularidade da sequência. Em seguida, devem construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números seguintes da sequência.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Identificando padrões em sequências figurais

    Os alunos devem trabalhar em grupos nesta estação. Eles devem receber uma sequência de figuras e identificar o padrão e a regularidade da sequência. Em seguida, devem construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar as figuras seguintes da sequência.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Criando sequências

    Os alunos devem trabalhar em grupos nesta estação. Eles devem criar uma sequência numérica ou figural não recursiva e apresentar para os colegas. Em seguida, devem construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes da sequência.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Os grupos devem apresentar suas sequências e algoritmos para a turma. Medeie a discussão e faça perguntas para que os alunos possam refletir sobre o processo de identificação de padrões e construção de algoritmos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce a importância das sequências recursivas e não-recursivas na Matemática e em outras áreas do conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar padrões e regularidades em sequências numéricas e figurais.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de criação de sequências numéricas e figurais não recursivas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir algoritmos por meio de fluxogramas.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta do padrão e da regularidade da sequência.
  • Construção correta do algoritmo por meio de fluxograma.
  • Criatividade na criação de sequências numéricas e figurais não recursivas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância das sequências recursivas e não-recursivas.
  • Mediar a discussão e fazer perguntas para que os alunos possam refletir sobre o processo de identificação de padrões e construção de algoritmos.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância das sequências recursivas e não-recursivas na Matemática e em outras áreas do conhecimento.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para identificar o padrão e a regularidade da sequência.
  • Construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes da sequência.
  • Criar uma sequência numérica ou figural não recursiva e apresentar para os colegas.