Aula sobre Sequencias Recursivas E Nao Recursivas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Sequências recursivas e não-recursivas são importantes na Matemática e em outras áreas do conhecimento, como a programação de computadores. Elas são utilizadas para descrever padrões e regularidades em uma série de números ou figuras. Nesta aula, os alunos irão aprender a identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância das sequências recursivas e não-recursivas na Matemática e em outras áreas do conhecimento. Em seguida, mostre exemplos práticos de sequências numéricas e figurais não recursivas, como a sequência de Fibonacci e a sequência de triângulos de Pascal.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos devem assistir a um vídeo explicativo sobre sequências recursivas e não-recursivas, que será disponibilizado previamente por você. Em seguida, devem criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos devem se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Circule pela sala e auxilie os alunos na discussão.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de sequências numéricas e figurais não recursivas, como a sequência de Fibonacci e a sequência de triângulos de Pascal. Os alunos devem identificar a regularidade dessas sequências e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes.Etapa 5 - Apresentação dos trabalhos
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual e o algoritmo construído para a sequência apresentada por você. Os demais alunos devem fazer perguntas e comentários sobre o trabalho apresentado.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese do que foi aprendido na aula e reforce a importância das sequências recursivas e não-recursivas na Matemática e em outras áreas do conhecimento.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva.
- Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em construir algoritmos por meio de fluxogramas.
- Estimular a colaboração e a troca de ideias entre os alunos.
- Reforçar a importância das sequências recursivas e não-recursivas na Matemática e em outras áreas do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Identificação correta da regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva.
- Construção correta do algoritmo por meio de um fluxograma.
- Criatividade e clareza na criação do mapa conceitual.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Clareza e objetividade na apresentação do trabalho.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância das sequências recursivas e não-recursivas na Matemática e em outras áreas do conhecimento.
- Disponibilizar o vídeo explicativo sobre sequências recursivas e não-recursivas.
- Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual e na construção do algoritmo por meio de um fluxograma.
- Estimular a colaboração e a troca de ideias entre os alunos.
- Fazer uma síntese do que foi aprendido na aula e reforçar a importância das sequências recursivas e não-recursivas na Matemática e em outras áreas do conhecimento.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo sobre sequências recursivas e não-recursivas.
- Criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Apresentar o trabalho de forma clara e objetiva.