Aula sobre Sequencias Recursivas E Nao Recursivas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Sequências recursivas e não-recursivas são importantes na Matemática e em outras áreas do conhecimento, como a programação de computadores. Elas são utilizadas para descrever padrões e regularidades em uma série de números ou figuras. Nesta aula, os alunos irão aprender a identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância das sequências recursivas e não-recursivas na Matemática e em outras áreas do conhecimento. Em seguida, mostre exemplos práticos de sequências numéricas e figurais não recursivas, como a sequência de Fibonacci e a sequência de triângulos de Pascal.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos devem assistir a um vídeo explicativo sobre sequências recursivas e não-recursivas, que será disponibilizado previamente por você. Em seguida, devem criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Circule pela sala e auxilie os alunos na discussão.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de sequências numéricas e figurais não recursivas, como a sequência de Fibonacci e a sequência de triângulos de Pascal. Os alunos devem identificar a regularidade dessas sequências e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual e o algoritmo construído para a sequência apresentada por você. Os demais alunos devem fazer perguntas e comentários sobre o trabalho apresentado.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese do que foi aprendido na aula e reforce a importância das sequências recursivas e não-recursivas na Matemática e em outras áreas do conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em construir algoritmos por meio de fluxogramas.
  • Estimular a colaboração e a troca de ideias entre os alunos.
  • Reforçar a importância das sequências recursivas e não-recursivas na Matemática e em outras áreas do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta da regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva.
  • Construção correta do algoritmo por meio de um fluxograma.
  • Criatividade e clareza na criação do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do trabalho.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância das sequências recursivas e não-recursivas na Matemática e em outras áreas do conhecimento.
  • Disponibilizar o vídeo explicativo sobre sequências recursivas e não-recursivas.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual e na construção do algoritmo por meio de um fluxograma.
  • Estimular a colaboração e a troca de ideias entre os alunos.
  • Fazer uma síntese do que foi aprendido na aula e reforçar a importância das sequências recursivas e não-recursivas na Matemática e em outras áreas do conhecimento.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo sobre sequências recursivas e não-recursivas.
  • Criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar o trabalho de forma clara e objetiva.