O que é ser brasileiro: a criação da identidade nacional no século XIX
O que é ser brasileiro? Quais elementos são os principais da nossa cultura? Nessa aula de História, vamos falar sobre a construção da identidade nacional. Bons estudos!
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Com o processo de independência do Brasil, foi preciso construir uma identidade nacional pra unir todas as pessoas pra que elas pudessem se identificar como cidadãs brasileiras. Sobre esse processo, é certo afirmar que:
Atividade completaA)
Foi um processo natural e pacífico, já que no Brasil do século XIX as tradições, a língua e a cultura eram as mesmas em todo o território brasileiro.B) A busca pela identidade nacional precisou criar alguns mitos pra que a população se sentisse representada. Um exemplo é o quadro “Independência ou Morte”, que recria o momento da independência brasileira.
C) O Brasil já tinha identidade nacional desde a chegada da família real na colônia.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Aprendizagem Baseada em Projetos:
O Brasil é um país com uma grande diversidade cultural, resultado da mistura de diferentes povos e tradições. Mas como essa identidade nacional foi criada? Aqui iremos discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.Atividade completa4. Aprendizagem Entre Pares:
O Brasil é um país com uma grande diversidade cultural, resultado da mistura de diferentes povos e tradições. Mas como essa identidade nacional foi criada? Aqui, vamos explorar como a identidade brasileira foi construída no século XIX, a partir da influência de diferentes culturas e da valorização da cultura popular.Atividade completa5. Cultura Maker:
Esse momento tem como objetivo discutir o processo de criação da identidade nacional brasileira no século XIX, a partir da análise das culturas letradas, não letradas e das artes. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa6. Design Thinking:
Esse momento tem como objetivo discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX. Para isso, será utilizado o Design Thinking como metodologia ativa, que consiste em um processo criativo e colaborativo para solucionar problemas e desenvolver projetos.Atividade completa7. Ensino Híbrido:
Esse roteiro tem como objetivo discutir a criação da identidade nacional no Brasil do século XIX, abordando o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades. Para isso, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa8. Modelo de Debate Crítico (MDC):
Esse momento tem como objetivo discutir a criação da identidade nacional no Brasil do século XIX, abordando o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades. Para isso, será utilizado o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: