O que é ser brasileiro: a criação da identidade nacional no século XIX

O que é ser brasileiro? Quais elementos são os principais da nossa cultura? Nessa aula de História, vamos falar sobre a construção da identidade nacional. Bons estudos!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Com o processo de independência do Brasil, foi preciso construir uma identidade nacional pra unir todas as pessoas pra que elas pudessem se identificar como cidadãs brasileiras. Sobre esse processo, é certo afirmar que:

    A) Foi um processo natural e pacífico, já que no Brasil do século XIX as tradições, a língua e a cultura eram as mesmas em todo o território brasileiro.

    B) A busca pela identidade nacional precisou criar alguns mitos pra que a população se sentisse representada. Um exemplo é o quadro “Independência ou Morte”, que recria o momento da independência brasileira.

    C) O Brasil já tinha identidade nacional desde a chegada da família real na colônia.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    O Brasil é um país com uma grande diversidade cultural, resultado da mistura de diferentes povos e tradições. Mas como essa identidade nacional foi criada? Aqui iremos discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.
    Atividade completa
  4. 4. Aprendizagem Entre Pares:

    O Brasil é um país com uma grande diversidade cultural, resultado da mistura de diferentes povos e tradições. Mas como essa identidade nacional foi criada? Aqui, vamos explorar como a identidade brasileira foi construída no século XIX, a partir da influência de diferentes culturas e da valorização da cultura popular.
    Atividade completa
  5. 5. Cultura Maker:

    Esse momento tem como objetivo discutir o processo de criação da identidade nacional brasileira no século XIX, a partir da análise das culturas letradas, não letradas e das artes. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  6. 6. Design Thinking:

    Esse momento tem como objetivo discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX. Para isso, será utilizado o Design Thinking como metodologia ativa, que consiste em um processo criativo e colaborativo para solucionar problemas e desenvolver projetos.
    Atividade completa
  7. 7. Ensino Híbrido:

    Esse roteiro tem como objetivo discutir a criação da identidade nacional no Brasil do século XIX, abordando o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades. Para isso, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  8. 8. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    Esse momento tem como objetivo discutir a criação da identidade nacional no Brasil do século XIX, abordando o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades. Para isso, será utilizado o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: