Aula sobre Ser Brasileiro Criacao Identidade Nacional Seculo Xix

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O Brasil é um país com uma grande diversidade cultural, resultado da mistura de diferentes povos e tradições. Mas como essa identidade nacional foi criada? Aqui iremos discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.

  1. Etapa 1 - Problema

    Apresente aos alunos o problema central: Como a identidade nacional brasileira foi criada no século XIX?

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Os alunos devem ser divididos em grupos e, em conjunto, devem pesquisar e discutir possíveis alternativas para responder ao problema central. Forneça materiais, como livros e revistas, para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Solução

    Cada grupo deve apresentar a solução encontrada para o problema central. A solução deve ser apresentada em forma de diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma. Incentive a participação de todos os alunos durante as apresentações.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Após as apresentações, conduza uma discussão em sala de aula sobre as diferentes soluções apresentadas pelos grupos. Os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e a debater as ideias apresentadas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos seguintes critérios:

    \- Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo;

    \- Qualidade da solução apresentada no diário de bordo;

    \- Participação na apresentação do diário de bordo;

    \- Participação na discussão em sala de aula.


  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos devem ser incentivados a refletir sobre o que aprenderam durante a aula e a compartilhar suas reflexões com a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX;
  • Estimular a pesquisa em grupo;
  • Desenvolver a habilidade de apresentação em público.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo;
  • Qualidade da solução apresentada no diário de bordo;
  • Participação na apresentação do diário de bordo;
  • Participação na discussão.

Ações do professor

  • Apresentar o problema central;
  • Dividir os alunos em grupos;
  • Fornecer materiais para auxiliar na pesquisa;
  • Conduzir a discussão;
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e discutir possíveis alternativas para responder ao problema central;
  • Criar um diário de bordo em grupo;
  • Apresentar o diário de bordo para a turma;
  • Participar da discussão;
  • Refletir sobre o que aprenderam.