Aula sobre Ser Brasileiro Criacao Identidade Nacional Seculo Xix

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O Brasil é um país com uma grande diversidade cultural, resultado da mistura de diferentes povos e tradições. Mas como essa identidade nacional foi criada? Aqui, vamos explorar como a identidade brasileira foi construída no século XIX, a partir da influência de diferentes culturas e da valorização da cultura popular.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e contextualiza o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Explicação da metodologia

    Explique a metodologia Aprendizagem Entre Pares e de que maneira será feita a avaliação.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação

    Os grupos trabalham juntos para criar o template de avaliação, utilizando materiais disponíveis.

  5. Etapa 5 - Elaboração dos argumentos

    Os grupos discutem e elaboram argumentos sobre o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.

  6. Etapa 6 - Apresentação e avaliação

    Cada grupo apresenta seus argumentos e é avaliado pelos outros grupos de acordo com os critérios estabelecidos.

  7. Etapa 7 - Feedback e reflexão

    Os grupos recebem feedback dos outros grupos e utilizam para melhorar o desempenho na próxima atividade. Faça uma reflexão sobre a aula e a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de avaliar e dar feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: como o grupo se organizou para realizar a atividade.
  • Construção dos argumentos: qualidade dos argumentos apresentados pelo grupo.
  • Apresentação e comunicação: clareza e objetividade na apresentação dos argumentos.
  • Desempenho geral: avaliação geral do desempenho do grupo.
  • Participação individual: participação ativa de cada aluno no grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o assunto.
  • Dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
  • Explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como será a avaliação.
  • Fornecer materiais para que os grupos possam criar seus templates de avaliação.
  • Orientar os grupos durante a atividade e tirar dúvidas.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o template de avaliação.
  • Discutir e elaborar argumentos sobre o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.
  • Apresentar os argumentos de forma clara e objetiva.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos de acordo com os critérios estabelecidos.
  • Receber feedback dos outros grupos e utilizar para melhorar o desempenho na próxima atividade.