Aula sobre Ser Brasileiro Criacao Identidade Nacional Seculo Xix

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Esse momento tem como objetivo discutir o processo de criação da identidade nacional brasileira no século XIX, a partir da análise das culturas letradas, não letradas e das artes. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize o processo de criação da identidade nacional brasileira no século XIX. Utilize recursos, como cartazes e imagens impressas, para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão uma folha de papel A4 dividida em 8 partes.

  3. Etapa 3 - Definição dos subtópicos

    Cada grupo deverá escolher um subtópico relacionado ao tema, como "A influência da literatura na criação da identidade nacional", "A importância das festas populares na construção da identidade brasileira", entre outros.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos deverão pesquisar sobre o subtópico escolhido, utilizando recursos disponíveis, como livros e revistas, e anotando as informações em suas folhas de papel A4.

  5. Etapa 5 - Criação da fanzine

    Com as informações coletadas, os grupos deverão criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, utilizando recursos disponíveis, como lápis de cor, canetas e tesouras. Cada parte da fanzine deverá abordar um aspecto do subtópico escolhido.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar sua fanzine para a turma, explicando os aspectos abordados em cada parte e como eles contribuem para a compreensão do processo de criação da identidade nacional brasileira no século XIX.

  7. Etapa 7 - Discussão

    Ao final das apresentações, conduza uma discussão com a turma sobre o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.

Intencionalidades pedagógicas

  • Discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação da fanzine.
  • Promover a utilização de recursos diversos para a pesquisa e a criação da fanzine.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na criação da fanzine.
  • Coerência e clareza na apresentação da fanzine.
  • Contribuição para a discussão sobre o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar o processo de criação da identidade nacional brasileira no século XIX.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na escolha dos subtópicos e na pesquisa.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação da fanzine.
  • Conduzir a discussão sobre o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.
  • Avaliar a participação dos alunos na pesquisa, na criação da fanzine e na discussão.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e da criação da fanzine.
  • Colaborar com os colegas na escolha dos subtópicos e na criação da fanzine.
  • Apresentar a fanzine de forma clara e coerente.
  • Contribuir para a discussão sobre o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.
  • Respeitar os colegas e o professor durante a realização da atividade.