Aula sobre Ser Brasileiro Criacao Identidade Nacional Seculo Xix

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Esse momento tem como objetivo discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX. Para isso, será utilizado o Design Thinking como metodologia ativa, que consiste em um processo criativo e colaborativo para solucionar problemas e desenvolver projetos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "O que é ser brasileiro: a criação da identidade nacional no século XIX" e explique a importância de discutir a formação da identidade nacional.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam entender como as diferentes culturas e experiências influenciaram na formação da identidade nacional.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre os diferentes aspectos que influenciaram na formação da identidade nacional, como a literatura, a música, a religião, a culinária, entre outros.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da pesquisa e discutir como esses aspectos contribuíram para a formação da identidade nacional.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Os alunos irão debater em grupo sobre a importância da formação da identidade nacional e como ela influencia na sociedade atual.

  6. Etapa 6 - Produção de um texto

    Os alunos irão produzir um texto individual sobre a importância da formação da identidade nacional e como ela influencia na sociedade atual.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos nas atividades, a qualidade da pesquisa e da apresentação dos resultados, a participação no debate em grupo e a produção do texto individual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e produção de texto.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades.
  • Qualidade da pesquisa e da apresentação dos resultados.
  • Participação no debate em grupo.
  • Qualidade da produção do texto individual.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da formação da identidade nacional.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Auxiliar os grupos na pesquisa e na apresentação dos resultados.
  • Estimular o debate em grupo.
  • Avaliar a participação dos alunos nas atividades.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Pesquisar sobre os diferentes aspectos que influenciaram na formação da identidade nacional.
  • Apresentar os resultados da pesquisa.
  • Participar do debate em grupo.
  • Produzir um texto individual sobre a importância da formação da identidade nacional.