Aula sobre Ser Brasileiro Criacao Identidade Nacional Seculo Xix
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Esse roteiro tem como objetivo discutir a criação da identidade nacional no Brasil do século XIX, abordando o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades. Para isso, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Check-in
Apresente o tema e peça para que os alunos registrem suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto.Etapa 2 - Contextualização
Contextualize o tema, apresentando os principais acontecimentos históricos que levaram à criação da identidade nacional no Brasil do século XIX.Etapa 3 - Subtópicos
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um subtópico para pesquisar e apresentar para a turma. Os subtópicos são: a influência da cultura indígena na identidade nacional, a influência da cultura africana na identidade nacional, a influência da cultura europeia na identidade nacional e a criação dos símbolos nacionais.Etapa 4 - Pesquisa
Os grupos terão um tempo para pesquisar sobre seus subtópicos e criar uma apresentação para a turma.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar seu subtópico para a turma, utilizando recursos diversos como cartazes, desenhos e maquetes.Etapa 6 - Check-out
Os alunos irão registrar o que aprenderam sobre o tema e como isso contribuiu para o desenvolvimento de sua habilidade em discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos na pesquisa e na apresentação, a qualidade das apresentações e o registro de aprendizagem dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.
- Estimular a pesquisa e a apresentação de conteúdos históricos.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação na pesquisa e na apresentação.
- Qualidade das apresentações.
- Registro de aprendizagem dos alunos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar o assunto.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa e na criação das apresentações.
- Avaliar a participação dos alunos e a qualidade das apresentações.
Ações do aluno
- Registrar suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto.
- Pesquisar sobre o subtópico atribuído ao grupo.
- Criar uma apresentação utilizando recursos analógicos.
- Registrar o que aprenderam sobre o tema e como isso contribuiu para o desenvolvimento de sua habilidade em discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.