Aula sobre Ser Brasileiro Criacao Identidade Nacional Seculo Xix
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Esse momento tem como objetivo discutir a criação da identidade nacional no Brasil do século XIX, abordando o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades. Para isso, será utilizado o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e os objetivos da aula, contextualizando a importância da discussão sobre a identidade nacional no Brasil do século XIX.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos defensor e opositor irão pesquisar e preparar seus argumentos sobre o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.Etapa 4 - Debate
Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos e debater entre si, com a mediação da banca julgadora.Etapa 5 - Perguntas da banca julgadora
A banca julgadora fará perguntas aos grupos defensor e opositor para aprofundar a discussão.Etapa 6 - Deliberação da banca julgadora
A banca julgadora irá deliberar e escolher o grupo vencedor.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a importância da discussão sobre a identidade nacional no Brasil do século XIX e a participação dos alunos no debate.
Intencionalidades pedagógicas
- Discutir e argumentar sobre um tema histórico relevante.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Promover a reflexão sobre a construção da identidade nacional no Brasil do século XIX.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Qualidade dos argumentos apresentados.
- Coerência e consistência dos argumentos.
- Respeito às opiniões dos colegas.
- Capacidade de reflexão crítica sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula.
- Dividir os alunos em grupos.
- Mediar o debate e a discussão.
- Estimular a participação de todos os alunos.
- Fazer uma conclusão sobre a importância da discussão sobre a identidade nacional no Brasil do século XIX.
Ações do aluno
- Pesquisar e preparar argumentos sobre o tema.
- Participar ativamente do debate.
- Respeitar as opiniões dos colegas.
- Refletir criticamente sobre o tema.
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa.