Aula sobre Ser Brasileiro Criacao Identidade Nacional Seculo Xix

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Esse momento tem como objetivo discutir a criação da identidade nacional no Brasil do século XIX, abordando o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades. Para isso, será utilizado o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos da aula, contextualizando a importância da discussão sobre a identidade nacional no Brasil do século XIX.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos defensor e opositor irão pesquisar e preparar seus argumentos sobre o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos e debater entre si, com a mediação da banca julgadora.

  5. Etapa 5 - Perguntas da banca julgadora

    A banca julgadora fará perguntas aos grupos defensor e opositor para aprofundar a discussão.

  6. Etapa 6 - Deliberação da banca julgadora

    A banca julgadora irá deliberar e escolher o grupo vencedor.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a importância da discussão sobre a identidade nacional no Brasil do século XIX e a participação dos alunos no debate.

Intencionalidades pedagógicas

  • Discutir e argumentar sobre um tema histórico relevante.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover a reflexão sobre a construção da identidade nacional no Brasil do século XIX.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Coerência e consistência dos argumentos.
  • Respeito às opiniões dos colegas.
  • Capacidade de reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Mediar o debate e a discussão.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre a importância da discussão sobre a identidade nacional no Brasil do século XIX.

Ações do aluno

  • Pesquisar e preparar argumentos sobre o tema.
  • Participar ativamente do debate.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.
  • Refletir criticamente sobre o tema.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa.