Aula sobre Sexo Seguro

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O tema "Sexo seguro" é de extrema relevância para os adolescentes, pois se trata de uma fase em que eles estão descobrindo sua sexualidade. É importante que eles entendam a importância de se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis (DST) e gravidez precoce. Além disso, a metodologia ativa Design Sprint será utilizada nesta aula para que os alunos possam desenvolver suas habilidades criativas e de resolução de problemas.

Exemplo:

Imagine que um dos alunos da turma tem um amigo que contraiu uma DST e está passando por dificuldades. Essa situação pode ser evitada se as pessoas tiverem informações sobre sexo seguro e se protegerem adequadamente.


  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula apresentando os objetivos e as intenções da aula. Em seguida, deve-se perguntar aos alunos o que eles já sabem sobre sexo seguro e anotar as informações no quadro. Depois, apresente informações adicionais sobre o assunto, como tipos de DST, métodos contraceptivos e formas de prevenção.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos devem ser divididos em grupos e devem discutir sobre os métodos contraceptivos mais comuns e escolher um para criar um infográfico explicando como funciona e como deve ser utilizado. Eles podem utilizar recursos como imagens, textos e vídeos para explicar o método escolhido.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos devem apresentar seus infográficos para a turma e todos devem debater sobre as informações apresentadas. Em seguida, cada grupo deve escolher um método contraceptivo para defender e justificar sua escolha.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos devem criar um cartaz ou folder explicando como funciona o método contraceptivo escolhido e como deve ser utilizado, utilizando as informações apresentadas anteriormente.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os cartazes ou folders devem ser expostos na sala de aula e os alunos devem circular pela sala para ler e avaliar as informações apresentadas, dando sugestões para melhorias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades criativas e de resolução de problemas.
  • Compreender a importância do sexo seguro.
  • Comparar os métodos contraceptivos e justificar a escolha do método mais adequado.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema abordado.
  • Participação em grupo e contribuição para o desenvolvimento das atividades.
  • Qualidade das informações apresentadas no cartaz ou folder.

Ações do professor

  • Apresentar informações adicionais sobre o tema.
  • Orientar os grupos durante o processo de criação do infográfico e do cartaz/folder.
  • Estimular a participação dos alunos durante as discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Pesquisar informações sobre os métodos contraceptivos.
  • Criar um infográfico sobre o método escolhido.
  • Criar um cartaz ou folder explicando como funciona o método contraceptivo escolhido.