Aula sobre Sexo Seguro
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
O tema "sexo seguro" é de extrema importância para os adolescentes, principalmente para aqueles que já iniciaram a vida sexual. A prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez indesejada são fundamentais para a saúde e bem-estar dos jovens. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Estudo de Caso para que os alunos possam desenvolver habilidades de pesquisa, análise de dados, comparação e solução de problemas. Serão utilizados exemplos práticos e didáticos para que a aula seja mais envolvente e didática.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "sexo seguro" e explique a importância da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez indesejada. Será aberto um espaço para os alunos tirarem dúvidas e fazerem perguntas.Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema
Os alunos serão divididos em grupos e deverão escolher um tema relacionado ao sexo seguro para desenvolver o Estudo de Caso.Etapa 3 - Identificação do problema
Cada grupo deverá identificar o problema relacionado ao tema escolhido e definir a temática da pesquisa.Etapa 4 - Levantamento de dados
Os grupos deverão realizar entrevistas com pessoas reais, pesquisas e outros para levantar dados sobre o problema identificado.Etapa 5 - Análise do contexto
Os grupos deverão analisar os dados levantados e identificar o que causa o problema, se é possível evitá-lo e como.Etapa 6 - Comparação
Os grupos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais sobre o tema.Etapa 7 - Soluções
Cada grupo deverá apresentar soluções para o problema identificado e discutir o que poderia ser feito para contribuir com a disseminação da informação sobre sexo seguro. Os alunos deverão elaborar infográficos para serem distribuídos na comunidade como apoio ao estudo de caso realizado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa, análise de dados, comparação e solução de problemas.
- Estimular a conscientização sobre a importância do sexo seguro.
- Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade dos dados levantados e análise realizada pelos grupos.
- Criatividade e clareza na apresentação das soluções para o problema identificado.
- Qualidade dos infográficos produzidos pelos alunos.
- Trabalho em equipe e colaboração entre os alunos.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha dos temas e no desenvolvimento do Estudo de Caso.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Oferecer suporte e feedback aos grupos durante o desenvolvimento do Estudo de Caso.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Avaliar e dar feedback sobre os infográficos produzidos pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar entrevistas e pesquisas para levantar dados sobre o tema escolhido.
- Analisar os dados levantados e identificar o problema relacionado ao tema escolhido.
- Apresentar soluções para o problema identificado e elaborar infográficos para serem distribuídos na comunidade.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas durante o desenvolvimento do Estudo de Caso.