Aula sobre Sexo Seguro
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O tema "Sexo seguro" é de extrema importância para os adolescentes, já que nessa fase da vida eles estão descobrindo sua sexualidade e é fundamental que saibam como prevenir doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada. Além disso, é importante que os estudantes entendam que a responsabilidade de escolher e utilizar métodos contraceptivos é de ambos os parceiros e que a comunicação é essencial para uma relação saudável. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam desenvolver a habilidade de comparar os métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado. Para isso, os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.
Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula
Inicie a aula abordando sobre educação sexual, métodos contraceptivos, dsts e gravidez na adolescência. Faça um compilado desses assuntos em forma de power point.Etapa 2 - Debate em grupo
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e irão discutir sobre os métodos contraceptivos e a importância da comunicação na relação sexual.Etapa 3 - Criação do template de avaliação por rúbrica
Cada grupo irá criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para comparar os métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado.Etapa 4 - Apresentação dos templates
Cada grupo irá apresentar seu template e justificar suas escolhas.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre as diferentes escolhas e justificativas apresentadas pelos colegas.Etapa 6 - Conclusão e encerramento da aula
Finalize a aula reforçando os objetivos e os aprendizados adquiridos pelos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar os métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
- Desenvolver a comunicação e o trabalho em grupo dos alunos.
Critérios de avaliação
- Utilização de argumentos coerentes e embasados na apresentação dos templates de avaliação por rúbrica.
- Participação ativa e contribuição para a discussão em grupo.
- Clareza e objetividade na apresentação dos templates de avaliação por rúbrica.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula.
- Dividir os alunos em grupos para discussão.
- Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rúbrica.
- Estimular a participação ativa e a comunicação entre os alunos.
- Concluir a aula reforçando os objetivos e os aprendizados adquiridos pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar um template de avaliação por rúbrica contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.
- Apresentar o template de avaliação por rúbrica e justificar suas escolhas.
- Contribuir para a discussão em grupo.
- Escutar atentamente as apresentações dos colegas.