Aula sobre Sexo Seguro

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O tema "Sexo seguro" é de extrema importância para os adolescentes, já que nessa fase da vida eles estão descobrindo sua sexualidade e é fundamental que saibam como prevenir doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada. Além disso, é importante que os estudantes entendam que a responsabilidade de escolher e utilizar métodos contraceptivos é de ambos os parceiros e que a comunicação é essencial para uma relação saudável. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam desenvolver a habilidade de comparar os métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado. Para isso, os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula

    Inicie a aula abordando sobre educação sexual, métodos contraceptivos, dsts e gravidez na adolescência. Faça um compilado desses assuntos em forma de power point.

  2. Etapa 2 - Debate em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e irão discutir sobre os métodos contraceptivos e a importância da comunicação na relação sexual.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por rúbrica

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para comparar os métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template e justificar suas escolhas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as diferentes escolhas e justificativas apresentadas pelos colegas.

  6. Etapa 6 - Conclusão e encerramento da aula

    Finalize a aula reforçando os objetivos e os aprendizados adquiridos pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar os métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Desenvolver a comunicação e o trabalho em grupo dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização de argumentos coerentes e embasados na apresentação dos templates de avaliação por rúbrica.
  • Participação ativa e contribuição para a discussão em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos templates de avaliação por rúbrica.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Dividir os alunos em grupos para discussão.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rúbrica.
  • Estimular a participação ativa e a comunicação entre os alunos.
  • Concluir a aula reforçando os objetivos e os aprendizados adquiridos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um template de avaliação por rúbrica contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.
  • Apresentar o template de avaliação por rúbrica e justificar suas escolhas.
  • Contribuir para a discussão em grupo.
  • Escutar atentamente as apresentações dos colegas.