Aula sobre Sexo Seguro
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O tema "Sexo seguro" é de extrema importância para a vida dos jovens, pois trata da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez precoce e indesejada. É importante que os alunos entendam que a responsabilidade é de ambos os parceiros e que a escolha do método contraceptivo adequado é fundamental para evitar problemas futuros. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo realizará uma atividade relacionada ao tema. Dessa forma, o aluno será o protagonista do seu próprio aprendizado, desenvolvendo habilidades e competências importantes para sua vida.
Etapa 1 - Aquecimento
Inicie a aula com uma dinâmica de aquecimento, como uma roda de conversa ou um jogo de perguntas e respostas sobre o tema. O objetivo é despertar o interesse dos alunos e verificar o conhecimento prévio sobre o assunto.Etapa 2 - Estação 1 - Métodos contraceptivos
Nesta estação, os alunos receberão cartões com informações sobre métodos contraceptivos, como camisinha, pílula anticoncepcional, DIU, entre outros. Eles deverão comparar os métodos e discutir em grupo qual é o mais eficaz e adequado para cada situação.Etapa 3 - Estação 2 - Doenças sexualmente transmissíveis
Nesta estação, os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre as principais doenças sexualmente transmissíveis e suas consequências para a saúde. Em seguida, deverão criar um cartaz informativo para conscientizar seus colegas sobre a importância do sexo seguro.Etapa 4 - Estação 3 - Compartilhamento de responsabilidade
Nesta estação, os alunos receberão situações hipotéticas sobre relacionamentos e deverão discutir em grupo a importância do compartilhamento da responsabilidade na escolha e utilização do método contraceptivo adequado.Etapa 5 - Discussão final
Conduza a discussão final com os alunos, abordando as principais conclusões e aprendizados adquiridos durante as atividades.Etapa 6 - Tarefa de casa
Solicite que os alunos pesquisem sobre outros métodos contraceptivos e/ou doenças sexualmente transmissíveis e apresentem em sala de aula na próxima aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e comparação de informações sobre métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis.
- Incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, por meio da metodologia ativa Rotação por estações.
- Reforçar a importância da responsabilidade compartilhada na escolha e utilização do método contraceptivo adequado.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Compreensão dos conceitos abordados sobre métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis.
- Capacidade de análise e comparação de informações.
- Criatividade na elaboração do cartaz informativo.
- Argumentação clara e coerente sobre a importância da responsabilidade compartilhada.
Ações do professor
- Preparar as atividades de cada estação com antecedência.
- Orientar os alunos sobre as regras de cada atividade.
- Estimular a participação e o diálogo entre os alunos.
- Conduzir a discussão final, destacando as principais conclusões e aprendizados.
- Avaliar as atividades desenvolvidas pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Analisar e comparar informações sobre métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis.
- Elaborar um cartaz informativo criativo e informativo.
- Argumentar sobre a importância do compartilhamento da responsabilidade na escolha e utilização do método contraceptivo adequado.
- Respeitar as regras e os colegas durante as atividades.