Aula sobre Sexo Seguro

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "sexo seguro" é de extrema importância e deve ser abordado de forma clara, objetiva e didática. É necessário que os alunos conheçam os diversos métodos contraceptivos disponíveis, bem como a importância de compartilhar a responsabilidade na escolha e utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de doenças sexualmente transmissíveis (DST). Para tornar a aula mais envolvente e participativa, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criam um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  1. Etapa 1 - Preparação para a aula invertida

    Disponibilize materiais de estudo online sobre o tema "sexo seguro", como vídeos, textos e infográficos. Os alunos devem estudar o material e preparar-se para a próxima etapa.

  2. Etapa 2 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Em sala de aula, os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos templates

    Cada grupo de alunos deve apresentar seu template para a turma. Incentive a discussão e o debate sobre as ideias apresentadas.

  4. Etapa 4 - Discussão sobre os métodos contraceptivos

    Apresente os diversos métodos contraceptivos disponíveis e discuta suas eficácias e formas de utilização. Os alunos devem participar da discussão, apresentando dúvidas e questionamentos.

  5. Etapa 5 - Debate sobre a responsabilidade compartilhada

    Discuta com os alunos a importância da responsabilidade compartilhada na escolha e utilização do método contraceptivo mais adequado. Os alunos devem apresentar suas opiniões e ideias sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem utilizar o template criado na etapa 2 para avaliar a atividade realizada e apresentar suas opiniões sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na aula, bem como o seu desempenho na atividade de criação do template e na Dinâmica dos 3 Qs.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos.
  • Fomentar o debate e a discussão sobre a responsabilidade compartilhada na escolha e utilização do método contraceptivo mais adequado.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões e debates.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
  • Qualidade da avaliação realizada pelos alunos utilizando o template criado.

Ações do professor

  • Disponibilizar materiais de estudo online sobre o tema "sexo seguro".
  • Incentivar a discussão e o debate sobre as ideias apresentadas pelos alunos.
  • Apresentar os diversos métodos contraceptivos disponíveis e discutir suas eficácias e formas de utilização.
  • Discutir com os alunos a importância da responsabilidade compartilhada na escolha e utilização do método contraceptivo mais adequado.
  • Avaliar a participação dos alunos na aula e o seu desempenho na atividade de criação do template e na Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Estudar o material disponibilizado pelo professor antes da aula.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal".
  • Participar ativamente das discussões e debates em sala de aula.
  • Apresentar dúvidas e questionamentos sobre os métodos contraceptivos.
  • Utilizar o template criado para avaliar a atividade realizada e apresentar suas opiniões sobre o tema.