Aula sobre Sexualidade E Gravidez Na Adolescencia

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O tema "Sexualidade e gravidez na adolescência" é de extrema importância para os estudantes do 8º ano do ensino fundamental, uma vez que nessa fase da vida, muitos adolescentes iniciam suas vidas sexuais e estão suscetíveis a riscos e consequências da falta de informação e prevenção. Além disso, é importante discutir a gravidez na adolescência, uma vez que ela pode afetar tanto a vida do adolescente quanto a vida do bebê. Nessa aula, a metodologia ativa Design Sprint será aplicada, e os alunos criarão um template com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula com uma roda de conversa, perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre sexualidade e gravidez na adolescência. Em seguida, apresente vídeos e imagens que ajudem a ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um mapa mental com as principais informações sobre sexualidade e gravidez na adolescência. Cada grupo deverá escolher um subtópico dentro do tema e esboçar uma ideia de como apresentá-lo para a turma.

    Exemplos de temas: Sexualidade e gravidez na adolescência; Sexualidade e gravidez na adolescência; Sexualidade e gravidez na adolescência; Sexualidade e gravidez na adolescência.


  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo apresentará sua ideia para a turma e juntos, decidirão qual será o subtópico abordado na aula.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com o subtópico definido, os grupos deverão criar um material didático para apresentar à turma. Pode ser uma apresentação em slides, um cartaz, uma dramatização, entre outras opções.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos apresentarão seus materiais para a turma e juntos, farão uma discussão sobre o tema abordado. Proponha algumas perguntas para a turma refletir sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de expor suas ideias e argumentos de forma clara e coesa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade e clareza das apresentações dos grupos.
  • Capacidade dos alunos em selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Propor perguntas e reflexões para a turma durante a discussão do tema.
  • Orientar os grupos na criação dos materiais didáticos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo, colaborando com as ideias e sugestões dos colegas.
  • Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).