Aula sobre Sexualidade E Gravidez Na Adolescencia

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A sexualidade é um tema complexo e importante para ser discutido em sala de aula. Na adolescência, os jovens estão passando por diversas transformações e descobertas, e é fundamental que tenham acesso a informações claras e precisas sobre gravidez, doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos. Nesta aula, a metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada para que os alunos possam pesquisar e discutir sobre o tema, identificando problemas, levantando dados, analisando o contexto, comparando informações e propondo soluções. Para tornar a aula mais envolvente e didática, os alunos serão incentivados a criar infográficos que poderão ser distribuídos na comunidade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula fazendo uma roda de conversa para ouvir as dúvidas e curiosidades dos alunos sobre sexualidade e gravidez na adolescência. Em seguida, apresente a metodologia Estudo de Caso e explique como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Definição do tema

    Os alunos serão divididos em grupos e o professor apresentará os temas que serão trabalhados na aula (gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos). Cada grupo deverá escolher um tema para trabalhar.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os grupos deverão pesquisar sobre o tema escolhido, utilizando fontes confiáveis como livros, sites e artigos científicos. Além disso, deverão realizar entrevistas com pessoas reais que possam contribuir com informações relevantes.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Os grupos deverão analisar as informações coletadas, identificando os principais problemas relacionados ao tema e as causas desses problemas. Também deverão discutir sobre a importância da prevenção e da conscientização.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os grupos deverão comparar as informações obtidas nas entrevistas com dados oficiais e estatísticas sobre o tema. Isso permitirá que os alunos tenham uma visão mais ampla e completa sobre o assunto.

  6. Etapa 6 - Propostas de solução

    Os grupos deverão propor soluções para os problemas identificados, levando em consideração as informações coletadas e os dados comparados. As soluções podem ser apresentadas em forma de infográficos, que serão criados na próxima etapa.

  7. Etapa 7 - Criação de infográficos

    Os grupos deverão criar infográficos com informações resumidas e visualmente atraentes sobre o tema trabalhado. Esses infográficos poderão ser distribuídos na comunidade para disseminar informações importantes sobre sexualidade e gravidez na adolescência.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Utilize como forma de avaliação os infográficos construídos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica de informações
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos
  • Promover a conscientização sobre a importância da prevenção e do uso de métodos contraceptivos
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento
  • Desenvolver a habilidade de comunicação e apresentação de ideias

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a roda de conversa e as atividades em grupo
  • Qualidade e relevância das informações coletadas e analisadas pelos grupos
  • Criatividade e clareza na apresentação dos infográficos
  • Coerência e consistência das propostas de solução apresentadas pelos grupos
  • Capacidade dos alunos de selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha dos temas e na pesquisa de informações confiáveis
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo
  • Proporcionar feedbacks construtivos aos alunos, incentivando a melhoria contínua
  • Incentivar a criatividade e a autonomia dos alunos na criação dos infográficos
  • Estimular a reflexão crítica sobre a importância da prevenção e do uso de métodos contraceptivos

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas, contribuindo com ideias e opiniões
  • Realizar pesquisas em fontes confiáveis e entrevistas com pessoas reais
  • Criar infográficos criativos e visualmente atraentes
  • Propor soluções coerentes e relevantes para os problemas identificados
  • Apresentar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana.