Aula sobre Sexualidade E Gravidez Na Adolescencia

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A adolescência é uma fase de muitas descobertas e mudanças, e a sexualidade é um dos temas mais importantes e presentes na vida dos jovens. A gravidez na adolescência é um assunto que merece atenção, pois além de afetar a vida do jovem, também pode ter consequências para a saúde física e mental da mãe e do bebê. Nesta aula, vamos trabalhar o tema da sexualidade e gravidez na adolescência utilizando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Além disso, vamos discutir as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética) e selecionar argumentos que evidenciem essas dimensões.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância da discussão da sexualidade e gravidez na adolescência. Os alunos irão se dividir em grupos e cada grupo irá escolher um dos subtópicos a serem discutidos.

    Exemplos de subtópicos: riscos da gravidez relacionados a saúde;

    Problemas psicológicos;

    Exemplo prático: O professor pode apresentar dados sobre a gravidez na adolescência no Brasil e discutir as consequências para a vida dos jovens.


  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre o subtópico escolhido pelo grupo e selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).

    Exemplo prático: Os alunos podem pesquisar sobre os métodos contraceptivos disponíveis e discutir as implicações éticas e culturais do uso desses métodos.


  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos irão apresentar seus argumentos e debater sobre o subtópico escolhido. O professor irá mediar a discussão e estimular a participação de todos os alunos.

    Exemplo prático: Os grupos podem discutir a importância da educação sexual na escola e como essa educação pode contribuir para a prevenção da gravidez na adolescência.


  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rúbrica

    Os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar os argumentos apresentados pelos grupos.

    Exemplo prático: Os alunos podem criar critérios de avaliação que considerem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).


  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Os grupos irão apresentar seus templates de avaliação por rúbrica e discutir os critérios criados.

    Exemplo prático: Os grupos podem discutir a importância da avaliação por rúbrica e como essa metodologia pode contribuir para a melhoria da qualidade do debate.


  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça umasíntese da aula e reforce a importância da discussão da sexualidade e gravidez na adolescência.

    Exemplo prático: Destaque a importância da educação sexual na escola e como essa educação pode contribuir para a prevenção da gravidez na adolescência.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
  • Estimular a participação dos alunos em debates e discussões.
  • Promover a reflexão crítica sobre a sexualidade e gravidez na adolescência.

Critérios de avaliação

  • Seleção de argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
  • Participação ativa no debate e na discussão.
  • Criação de um template de avaliação por rúbrica que considere as múltiplas dimensões da sexualidade humana.

Ações do professor

  • Mediar a discussão e estimular a participação de todos os alunos.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância da discussão da sexualidade e gravidez na adolescência.
  • Estimular a criação de critérios de avaliação que considerem as múltiplas dimensões da sexualidade humana.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o subtópico escolhido pelo grupo.
  • Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana.
  • Criar um template de avaliação por rúbrica que considere as múltiplas dimensões da sexualidade humana.