Aula sobre Sexualidade E Gravidez Na Adolescencia
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a importância da discussão da sexualidade e gravidez na adolescência. Os alunos irão se dividir em grupos e cada grupo irá escolher um dos subtópicos a serem discutidos.Exemplos de subtópicos: riscos da gravidez relacionados a saúde;
Problemas psicológicos;
Exemplo prático: O professor pode apresentar dados sobre a gravidez na adolescência no Brasil e discutir as consequências para a vida dos jovens.
Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos irão pesquisar sobre o subtópico escolhido pelo grupo e selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).Exemplo prático: Os alunos podem pesquisar sobre os métodos contraceptivos disponíveis e discutir as implicações éticas e culturais do uso desses métodos.
Etapa 3 - Debate
Os grupos irão apresentar seus argumentos e debater sobre o subtópico escolhido. O professor irá mediar a discussão e estimular a participação de todos os alunos.Exemplo prático: Os grupos podem discutir a importância da educação sexual na escola e como essa educação pode contribuir para a prevenção da gravidez na adolescência.
Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rúbrica
Os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar os argumentos apresentados pelos grupos.Exemplo prático: Os alunos podem criar critérios de avaliação que considerem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
Etapa 5 - Apresentação dos templates
Os grupos irão apresentar seus templates de avaliação por rúbrica e discutir os critérios criados.Exemplo prático: Os grupos podem discutir a importância da avaliação por rúbrica e como essa metodologia pode contribuir para a melhoria da qualidade do debate.
Etapa 6 - Conclusão
Faça umasíntese da aula e reforce a importância da discussão da sexualidade e gravidez na adolescência.Exemplo prático: Destaque a importância da educação sexual na escola e como essa educação pode contribuir para a prevenção da gravidez na adolescência.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
- Estimular a participação dos alunos em debates e discussões.
- Promover a reflexão crítica sobre a sexualidade e gravidez na adolescência.
Critérios de avaliação
- Seleção de argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
- Participação ativa no debate e na discussão.
- Criação de um template de avaliação por rúbrica que considere as múltiplas dimensões da sexualidade humana.
Ações do professor
- Mediar a discussão e estimular a participação de todos os alunos.
- Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância da discussão da sexualidade e gravidez na adolescência.
- Estimular a criação de critérios de avaliação que considerem as múltiplas dimensões da sexualidade humana.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o subtópico escolhido pelo grupo.
- Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana.
- Criar um template de avaliação por rúbrica que considere as múltiplas dimensões da sexualidade humana.