Aula sobre Sexualidade E Gravidez Na Adolescencia
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O tema "Sexualidade e gravidez na adolescência" é um assunto muito importante e presente na vida dos estudantes. É fundamental que eles entendam as diversas dimensões desse tema, incluindo a biológica, sociocultural, afetiva e ética. A metodologia escolhida para essa aula será a Rotação por estações. Os alunos serão divididos em 3 grupos e cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Essa metodologia permitirá que os alunos tenham uma experiência mais prática e vivencial sobre o tema.
Exemplos de como esse tema pode ser encontrado no cotidiano dos estudantes:casos de gravidez precoce na escola, histórias de amigos ou familiares que passaram por situações semelhantes, a exposição a conteúdos inadequados na internet ou televisão, entre outros.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e suas diversas dimensões. Utilize recursos audiovisuais, como vídeos ou imagens, para ilustrar os pontos principais.Etapa 2 - Divisão em grupos e apresentação das estações
Os alunos serão divididos em 3 grupos e cada estação será apresentada Explique as atividades que serão realizadas em cada estação e como eles devem se organizar para realizar a rotação.Etapa 3 - Estação 1 - Biológica
Nessa estação, os alunos irão aprender sobre o funcionamento do sistema reprodutor masculino e feminino, as mudanças que ocorrem no corpo durante a puberdade e os métodos contraceptivos disponíveis. Eles poderão utilizar materiais didáticos, como modelos anatômicos, para ajudar na compreensão.Etapa 4 - Estação 2 - Sociocultural
Nessa estação, os alunos irão discutir sobre as diferentes formas de expressão da sexualidade humana e como a cultura e a sociedade influenciam nesse processo. Eles poderão realizar debates em grupo e apresentar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade.Etapa 5 - Estação 3 - Afetiva e ética
Nessa estação, os alunos irão refletir sobre as questões afetivas e éticas relacionadas à sexualidade na adolescência. Eles poderão trabalhar em grupo para elaborar um código de conduta que oriente as suas escolhas e atitudes.Etapa 6 - Roda de conversa
Ao final das estações, os alunos irão se reunir em uma roda de conversa para compartilhar as suas experiências e aprendizados. O professor poderá mediar a discussão e fazer perguntas que estimulem a reflexão.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos nas atividades e a compreensão do tema. Utilize critérios como argumentação, participação em grupo e criatividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a reflexão crítica sobre as diversas dimensões da sexualidade humana.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana.
- Promover a interação e colaboração entre os alunos.
- Proporcionar uma experiência prática e vivencial sobre o tema.
Critérios de avaliação
- Argumentação coerente e fundamentada.
- Participação ativa e colaborativa nas atividades em grupo.
- Criatividade na elaboração de argumentos e soluções.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Mediar as discussões e atividades em grupo.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos.
- Avaliar a participação dos alunos nas atividades.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Apresentar argumentos coerentes e fundamentados.
- Colaborar com os colegas e respeitar as suas opiniões.