Aula sobre Sexualidade E Gravidez Na Adolescencia

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema "Sexualidade e gravidez na adolescência" é um assunto muito importante e presente na vida dos estudantes. É fundamental que eles entendam as diversas dimensões desse tema, incluindo a biológica, sociocultural, afetiva e ética. A metodologia escolhida para essa aula será a Rotação por estações. Os alunos serão divididos em 3 grupos e cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Essa metodologia permitirá que os alunos tenham uma experiência mais prática e vivencial sobre o tema.

Exemplos de como esse tema pode ser encontrado no cotidiano dos estudantes:casos de gravidez precoce na escola, histórias de amigos ou familiares que passaram por situações semelhantes, a exposição a conteúdos inadequados na internet ou televisão, entre outros.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e suas diversas dimensões. Utilize recursos audiovisuais, como vídeos ou imagens, para ilustrar os pontos principais.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos e apresentação das estações

    Os alunos serão divididos em 3 grupos e cada estação será apresentada Explique as atividades que serão realizadas em cada estação e como eles devem se organizar para realizar a rotação.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Biológica

    Nessa estação, os alunos irão aprender sobre o funcionamento do sistema reprodutor masculino e feminino, as mudanças que ocorrem no corpo durante a puberdade e os métodos contraceptivos disponíveis. Eles poderão utilizar materiais didáticos, como modelos anatômicos, para ajudar na compreensão.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Sociocultural

    Nessa estação, os alunos irão discutir sobre as diferentes formas de expressão da sexualidade humana e como a cultura e a sociedade influenciam nesse processo. Eles poderão realizar debates em grupo e apresentar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Afetiva e ética

    Nessa estação, os alunos irão refletir sobre as questões afetivas e éticas relacionadas à sexualidade na adolescência. Eles poderão trabalhar em grupo para elaborar um código de conduta que oriente as suas escolhas e atitudes.

  6. Etapa 6 - Roda de conversa

    Ao final das estações, os alunos irão se reunir em uma roda de conversa para compartilhar as suas experiências e aprendizados. O professor poderá mediar a discussão e fazer perguntas que estimulem a reflexão.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos nas atividades e a compreensão do tema. Utilize critérios como argumentação, participação em grupo e criatividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a reflexão crítica sobre as diversas dimensões da sexualidade humana.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana.
  • Promover a interação e colaboração entre os alunos.
  • Proporcionar uma experiência prática e vivencial sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Argumentação coerente e fundamentada.
  • Participação ativa e colaborativa nas atividades em grupo.
  • Criatividade na elaboração de argumentos e soluções.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Mediar as discussões e atividades em grupo.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos.
  • Avaliar a participação dos alunos nas atividades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Apresentar argumentos coerentes e fundamentados.
  • Colaborar com os colegas e respeitar as suas opiniões.