Aula sobre Sexualidade E Gravidez Na Adolescencia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Sexualidade e gravidez na adolescência" é muito relevante para a vida dos estudantes, uma vez que a adolescência é um período de grandes mudanças e descobertas, inclusive no que diz respeito ao corpo e à sexualidade. Nesta aula, trabalhe a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema e seus subtópicos. Para isso, é importante que os estudantes entendam que a sexualidade é um tema que envolve diversas dimensões, como a biológica, a sociocultural, a afetiva e a ética. Por isso, explore todas essas dimensões para que os alunos possam selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Disponibilize um material de estudo sobre o tema "Sexualidade e gravidez na adolescência" para que os alunos possam estudar em casa. O material pode ser um texto, vídeo ou áudio. O objetivo desta etapa é que os alunos tenham um conhecimento prévio sobre o tema para que possam criar o mapa conceitual na próxima etapa.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o tema "Sexualidade e gravidez na adolescência". O mapa deve ter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta etapa é que os alunos selecionem argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana.

    Exemplos de sub-ideias: o risco da gravidez na adolescência, mortalidade,evasão escolar.


  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma. O objetivo desta etapa é que os alunos compartilhem suas ideias e argumentos sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos para debater sobre o tema. Cada grupo deve selecionar um aspecto da sexualidade e discutir suas implicações na vida dos adolescentes. O objetivo desta etapa é que os alunos identifiquem as múltiplas dimensões da sexualidade humana.

  5. Etapa 5 - Socialização dos debates

    Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma. O objetivo desta etapa é que os alunos compreendam as implicações da sexualidade na vida dos adolescentes.

  6. Etapa 6 - Produção de um texto coletivo

    Os alunos devem produzir um texto coletivo sobre o tema "Sexualidade e gravidez na adolescência". O objetivo desta etapa é que os alunos desenvolvam a habilidade de seleção de argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os mapas conceituais, os debates em grupo e o texto coletivo. Os critérios de avaliação estão descritos na seção 4.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de seleção de argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana.
  • Compreender as implicações da sexualidade na vida dos adolescentes.
  • Desenvolver a habilidade de produção de texto coletivo.

Critérios de avaliação

  • Seleção de argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana.
  • Participação nos debates em grupo.
  • Coerência e coesão do texto coletivo.
  • Consistência e organização do mapa conceitual.
  • Apresentação oral do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Disponibilizar material de estudo sobre o tema.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Mediar os debates em grupo.
  • Avaliar os trabalhos dos alunos.
  • Fornecer feedbacks individuais e coletivos.

Ações do aluno

  • Estudar o material de estudo disponibilizado pelo professor.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Participar dos debates em grupo.
  • Produzir um texto coletivo sobre o tema.
  • Apresentar oralmente o mapa conceitual.