Aula sobre Sexualidade E Gravidez Na Adolescencia
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O tema "Sexualidade e gravidez na adolescência" é muito relevante para a vida dos estudantes, uma vez que a adolescência é um período de grandes mudanças e descobertas, inclusive no que diz respeito ao corpo e à sexualidade. Nesta aula, trabalhe a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema e seus subtópicos. Para isso, é importante que os estudantes entendam que a sexualidade é um tema que envolve diversas dimensões, como a biológica, a sociocultural, a afetiva e a ética. Por isso, explore todas essas dimensões para que os alunos possam selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana.
Etapa 1 - Preparação
Disponibilize um material de estudo sobre o tema "Sexualidade e gravidez na adolescência" para que os alunos possam estudar em casa. O material pode ser um texto, vídeo ou áudio. O objetivo desta etapa é que os alunos tenham um conhecimento prévio sobre o tema para que possam criar o mapa conceitual na próxima etapa.Etapa 2 - Criação do mapa conceitual
Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o tema "Sexualidade e gravidez na adolescência". O mapa deve ter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta etapa é que os alunos selecionem argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana.Exemplos de sub-ideias: o risco da gravidez na adolescência, mortalidade,evasão escolar.
Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais
Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma. O objetivo desta etapa é que os alunos compartilhem suas ideias e argumentos sobre o tema.Etapa 4 - Debate em grupo
Os alunos devem se dividir em grupos para debater sobre o tema. Cada grupo deve selecionar um aspecto da sexualidade e discutir suas implicações na vida dos adolescentes. O objetivo desta etapa é que os alunos identifiquem as múltiplas dimensões da sexualidade humana.Etapa 5 - Socialização dos debates
Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma. O objetivo desta etapa é que os alunos compreendam as implicações da sexualidade na vida dos adolescentes.Etapa 6 - Produção de um texto coletivo
Os alunos devem produzir um texto coletivo sobre o tema "Sexualidade e gravidez na adolescência". O objetivo desta etapa é que os alunos desenvolvam a habilidade de seleção de argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana.Etapa 7 - Avaliação
Avalie os mapas conceituais, os debates em grupo e o texto coletivo. Os critérios de avaliação estão descritos na seção 4.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de seleção de argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana.
- Compreender as implicações da sexualidade na vida dos adolescentes.
- Desenvolver a habilidade de produção de texto coletivo.
Critérios de avaliação
- Seleção de argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana.
- Participação nos debates em grupo.
- Coerência e coesão do texto coletivo.
- Consistência e organização do mapa conceitual.
- Apresentação oral do mapa conceitual.
Ações do professor
- Disponibilizar material de estudo sobre o tema.
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Mediar os debates em grupo.
- Avaliar os trabalhos dos alunos.
- Fornecer feedbacks individuais e coletivos.
Ações do aluno
- Estudar o material de estudo disponibilizado pelo professor.
- Criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Participar dos debates em grupo.
- Produzir um texto coletivo sobre o tema.
- Apresentar oralmente o mapa conceitual.