Aula sobre Should Must Have To

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre os verbos modais "should", "must" e "have to". Esses verbos são muito importantes na língua inglesa, pois são usados para indicar recomendação, necessidade ou obrigação. Por exemplo, "you should study for the test", "you must come to class on time" e "you have to wear a uniform". Será utilizada a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos, em que os alunos criarão um template de avaliação por pares. Isso significa que eles serão avaliados uns pelos outros, com base em critérios específicos. Com essa atividade, os alunos terão a oportunidade de praticar a comunicação em inglês e a construção de argumentos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente os verbos modais "should", "must" e "have to", explicando suas diferenças e usos. Em seguida, mostre exemplos práticos de como eles podem ser usados no cotidiano dos alunos.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos de três ou quatro pessoas. Cada grupo receberá um tema relacionado aos verbos modais, como "recomendações de saúde", "regras de convivência em casa" ou "obrigações escolares". Eles terão que discutir e listar recomendações, necessidades ou obrigações relacionadas ao tema.

  3. Etapa 3 - Trabalho em grupo

    Com a lista de recomendações, necessidades ou obrigações relacionadas ao tema pronta, os alunos deverão criar frases em inglês utilizando os verbos modais “should”, “have to” e “must” para contextualizar o tema.

  4. Etapa 4 - Criação do template

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação para organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, e desempenho geral. Eles devem preencher os critérios com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentação e avaliação por pares

    Os grupos irão apresentar seus trabalhos para a turma, fazendo uso das frases com verbos modais em inglês. Em seguida, os grupos deverão avaliar uns aos outros, preenchendo os templates criados.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir os resultados das avaliações e como eles podem melhorar em cada critério.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão, reforçando os principais pontos trabalhados e ressaltando a importância dos verbos modais na língua inglesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em empregar os verbos modais "should", "must" e "have to" para indicar recomendação, necessidade ou obrigação.
  • Estimular a comunicação em inglês e a construção de argumentos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e serem avaliados por seus pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral no uso de verbos modais.

Ações do professor

  • Apresentar os verbos modais e seus usos.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na discussão e criação da atividade e do template.
  • Acompanhar a apresentação e a avaliação por pares.
  • Estimular a discussão em grupo e a reflexão sobre os resultados.

Ações do aluno

  • Participar da discussão em grupo e listar recomendações, necessidades ou obrigações relacionadas ao tema.
  • Criar um template de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação para organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, e desempenho geral.
  • Apresentar o trabalho para a turma.
  • Avaliar os outros grupos, preenchendo os templates criados.
  • Discutir os resultados das avaliações e como podem melhorar em cada critério.