Aula sobre Should Must Have To

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, os alunos serão introduzidos aos verbos modais should, must e have to, que são muito utilizados na língua inglesa para indicar recomendação, necessidade ou obrigação. Eles aprenderão a diferença entre esses verbos e como usá-los corretamente em diferentes contextos. Além disso, eles serão incentivados a criar um diário de bordo em grupo, utilizando a metodologia ativa Cultura Maker, para desenvolver habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe.

Exemplo: "Imagine que você está em um país estrangeiro e precisa pedir informações para um nativo. Você sabe como dizer 'eu devo fazer isso' ou 'eu deveria fazer isso'? Essas expressões são importantes para se comunicar em inglês. Nesta prática, você aprenderá a diferença entre os verbos modais should, must e have to e como usá-los corretamente em diferentes situações."


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente os verbos modais should, must e have to e explique suas diferenças e usos. Em seguida, dê alguns exemplos para a turma.

  2. Etapa 2 - Exercícios em grupo

    Divida os alunos em grupos e entregue uma lista de frases com lacunas a serem preenchidas com should, must ou have to. Eles deverão trabalhar juntos para completar as frases corretamente.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão em grupo sobre as respostas dos exercícios e explique as diferenças entre as respostas corretas e incorretas.

  4. Etapa 4 - Criação do diário de bordo

    Os alunos serão incentivados a trabalhar em grupo para criar um diário de bordo sobre um problema que eles enfrentam em suas vidas. Eles deverão preencher os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, utilizando os verbos modais aprendidos na aula.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo

    Os grupos apresentarão seus diários de bordo para a turma. Incentive a discussão sobre as soluções apresentadas e como elas poderiam ser aplicadas na vida real.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam e como poderiam aplicar esses conhecimentos em suas vidas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um resumo da aula e incentive os alunos a continuarem praticando os verbos modais should, must e have to em suas atividades diárias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe.
  • Promover o aprendizado de verbos modais em inglês.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre o que foi aprendido durante as atividades.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Correção dos exercícios com os verbos modais should, must e have to.
  • Qualidade da apresentação do diário de bordo.
  • Reflexão individual sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do professor

  • Apresentar os verbos modais should, must e have to e explicar suas diferenças e usos.
  • Conduzir a discussão em grupo sobre as respostas dos exercícios.
  • Incentivar a criação do diário de bordo em grupo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para completar os exercícios com os verbos modais.
  • Criar um diário de bordo em grupo.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma.