Aula sobre Should Must Have To

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, os alunos aprenderão a empregar os verbos should, must e have to para indicar recomendação, necessidade ou obrigação. Esses verbos são muito utilizados no dia a dia, seja para dar conselhos, fazer pedidos ou expressar obrigações. Por exemplo, "You should eat more vegetables" (Você deveria comer mais verduras), "I must finish my homework tonight" (Eu preciso terminar minha lição de casa hoje à noite) e "You have to wear a helmet when riding a bike" (Você tem que usar um capacete ao andar de bicicleta).

A metodologia utilizada nesta aula será o Design Sprint, que é uma abordagem de resolução de problemas em equipe, focada na criação rápida de soluções e protótipos. Os alunos irão criar um template de Design Sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e os verbos should, must e have to, explicando suas diferenças e usos. Em seguida, os alunos irão discutir em duplas ou trios sobre situações em que esses verbos podem ser utilizados no dia a dia.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão pesquisar em grupos sobre situações em que os verbos should, must e have to são utilizados, e como são aplicados em diferentes contextos. Eles podem utilizar recursos como livros didáticos, dicionários, sites e outras fontes de informação.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão criar um esboço de uma situação cotidiana em que os verbos should, must e have to são utilizados, e como eles podem ser aplicados. Eles podem utilizar desenhos, mapas mentais ou outras formas de representação visual. Ex.: obrigações de um estudante; recomendações médicas.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão escolher um problema envolvendo a situação em que os verbos should, must e have to são aplicados, e irão discutir em grupo como podem criar uma solução, utilizando esses verbos.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão criar um protótipo da solução escolhida, utilizando recursos como cartazes, maquetes, apresentações digitais ou outras formas de representação visual.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão apresentar a situação cotidiana e as soluções dos problemas identificados para a turma, explicando como os verbos should, must e have to foram utilizados para resolver a situação escolhida. Em seguida, a turma irá discutir e avaliar as soluções apresentadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve síntese da aula, destacando os principais pontos abordados e a importância dos verbos should, must e have to no cotidiano dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em empregar os verbos should, must e have to para indicar recomendação, necessidade ou obrigação.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio da metodologia Design Sprint.
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância dos verbos should, must e have to no cotidiano dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Utilização correta dos verbos should, must e have to nas atividades propostas.
  • Criatividade e originalidade na criação das soluções apresentadas.
  • Coerência e clareza na apresentação das soluções.
  • Reflexão crítica sobre a importância dos verbos should, must e have to no cotidiano dos alunos.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas.
  • Fornecer feedbacks construtivos sobre as soluções apresentadas pelos alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância dos verbos should, must e have to no cotidiano dos alunos.
  • Sintetizar os principais pontos abordados na atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas.
  • Utilizar corretamente os verbos should, must e have to nas atividades propostas.
  • Criar soluções criativas e originais para as situações propostas.
  • Apresentar as soluções de forma clara e coerente.
  • Refletir criticamente sobre a importância dos verbos should, must e have to no cotidiano dos alunos.