Aula sobre Should Must Have To
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre o uso dos verbos modais "should", "must" e "have to" em contextos de recomendação, necessidade e obrigação. Esses verbos são muito comuns no inglês cotidiano e, portanto, é importante que os alunos saibam como usá-los corretamente. Para tornar a prática mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa de Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out. Isso permitirá que os alunos sejam mais autônomos e responsáveis por seu próprio aprendizado.
Etapa 1 - Check-in
Os alunos farão um check-in no template de registro de aprendizagem, respondendo a uma pergunta relacionada ao tema. Exemplo: "Você sabe a diferença entre 'should', 'must' e 'have to'? Explique em uma frase."Etapa 2 - Contextualização
Faça uma breve apresentação sobre o uso dos verbos modais "should", "must" e "have to" em contextos de recomendação, necessidade e obrigação. Use exemplos práticos e didáticos para ilustrar o uso desses verbos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos de 3 ou 4 e discutirão em conjunto exemplos de situações cotidianas em que os verbos modais "should", "must" e "have to" podem ser usados. Disponibilize plataformas virtuais para os estudantes pesquisarem mais sobre os verbos modais. Os grupos registrarão suas ideias no template de registro de aprendizagem.Etapa 4 - Exercícios práticos
Os alunos farão exercícios práticos em que deverão usar corretamente os verbos modais "should", "must" e "have to" em frases e situações apresentadas pelo professor. Os exercícios podem ser feitos por plataformas digitais ou por via analógica e as respostas serão registradas no template de registro de aprendizagem.Etapa 5 - Check-out
Os alunos farão um check-out no template de registro de aprendizagem, respondendo a uma pergunta relacionada ao tema da atividade. Exemplo: "Qual foi a situação que você mais gostou de discutir em grupo? E como foram utilizados os verbos modais?"Etapa 6 - Feedback
Dê um breve feedback sobre o desempenho dos alunos e incentive a continuação do aprendizado sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em empregar corretamente os verbos modais "should", "must" e "have to" em contextos de recomendação, necessidade e obrigação.
- Estimular a autonomia e responsabilidade dos alunos em seu próprio aprendizado.
- Promover a interação e o trabalho em grupo dos alunos.
Critérios de avaliação
- Uso correto dos verbos modais "should", "must" e "have to" em exercícios práticos.
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Qualidade das respostas no template de registro de aprendizagem.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos para ilustrar o uso dos verbos modais.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Fornecer feedback sobre o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Realizar os exercícios práticos corretamente.
- Registrar as respostas no template de registro de aprendizagem.