Aula sobre Should Must Have To

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre o uso dos verbos modais "should", "must" e "have to" em contextos de recomendação, necessidade e obrigação. Esses verbos são muito comuns no inglês cotidiano e, portanto, é importante que os alunos saibam como usá-los corretamente. Para tornar a prática mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa de Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out. Isso permitirá que os alunos sejam mais autônomos e responsáveis por seu próprio aprendizado.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Os alunos farão um check-in no template de registro de aprendizagem, respondendo a uma pergunta relacionada ao tema. Exemplo: "Você sabe a diferença entre 'should', 'must' e 'have to'? Explique em uma frase."

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Faça uma breve apresentação sobre o uso dos verbos modais "should", "must" e "have to" em contextos de recomendação, necessidade e obrigação. Use exemplos práticos e didáticos para ilustrar o uso desses verbos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 3 ou 4 e discutirão em conjunto exemplos de situações cotidianas em que os verbos modais "should", "must" e "have to" podem ser usados. Disponibilize plataformas virtuais para os estudantes pesquisarem mais sobre os verbos modais. Os grupos registrarão suas ideias no template de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Exercícios práticos

    Os alunos farão exercícios práticos em que deverão usar corretamente os verbos modais "should", "must" e "have to" em frases e situações apresentadas pelo professor. Os exercícios podem ser feitos por plataformas digitais ou por via analógica e as respostas serão registradas no template de registro de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos farão um check-out no template de registro de aprendizagem, respondendo a uma pergunta relacionada ao tema da atividade. Exemplo: "Qual foi a situação que você mais gostou de discutir em grupo? E como foram utilizados os verbos modais?"

  6. Etapa 6 - Feedback

    Dê um breve feedback sobre o desempenho dos alunos e incentive a continuação do aprendizado sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em empregar corretamente os verbos modais "should", "must" e "have to" em contextos de recomendação, necessidade e obrigação.
  • Estimular a autonomia e responsabilidade dos alunos em seu próprio aprendizado.
  • Promover a interação e o trabalho em grupo dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Uso correto dos verbos modais "should", "must" e "have to" em exercícios práticos.
  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade das respostas no template de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos para ilustrar o uso dos verbos modais.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Fornecer feedback sobre o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar os exercícios práticos corretamente.
  • Registrar as respostas no template de registro de aprendizagem.