Aula sobre Should Must Have To

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os alunos serão introduzidos aos verbos modais "should", "must" e "have to" e como eles são usados para indicar recomendação, necessidade ou obrigação. Você pode contextualizar o tema trazendo exemplos práticos sobre situações em que esses verbos são usados no cotidiano dos estudantes, como, por exemplo, "I should study more for my exams", "You must wear a helmet when riding a bike", "I have to finish my homework before watching TV". A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, em que os alunos terão acesso aos materiais de estudo previamente e a aula será focada em atividades práticas e discussões em grupo.

  1. Etapa 1 - Atividade prévia

    Disponibilize aos alunos um vídeo explicativo sobre os verbos modais "should", "must" e "have to". Os alunos devem assistir ao vídeo e anotar as principais informações.

  2. Etapa 2 - Atividade prática

    Em sala de aula, proponha uma atividade prática em que os alunos devem criar frases utilizando os verbos modais estudados. Por exemplo, "You should eat more fruits and vegetables", "We must recycle our waste", "I have to wake up early to catch the bus". Em seguida, peça para os alunos compartilharem as frases e dê feedback a eles.

  3. Etapa 3 - Diálogo

    Proponha uma atividade em que os alunos, em duplas, devem criar um diálogo utilizando os verbos modais estudados. Por exemplo, um diálogo entre um pai e um filho sobre a importância de estudar para as provas.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    As duplas devem apresentar seus diálogos para a turma e discutir as diferentes ideias e sugestões.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3Qs.

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". O objetivo é que eles utilizem esse template para refletir sobre o conteúdo aprendido durante as atividades.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Encerre a atividade com uma reflexão sobre o uso de verbos modais e dando feedback sobre a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em empregar os verbos modais "should", "must" e "have to" para indicar recomendação, necessidade ou obrigação.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos em atividades em grupo.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre a importância de seguir recomendações, necessidades e obrigações.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos verbos modais "should", "must" e "have to".
  • Criatividade e originalidade nas frases e diálogos criados.
  • Participação ativa e colaborativa em atividades em grupo.

Ações do professor

  • Disponibilizar materiais de estudo previamente.
  • Propor atividades práticas e discussões em grupo.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema em questão.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo previamente.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar ativamente das atividades práticas e discussões em grupo.